BLOG DO EDINHO SOARES: VACINAS CONTRA CÂNCER PODERÃO ESTAR DISPONÍVEIS EM 2030, PREVÊ FARMACÊUTICA

sábado, 15 de abril de 2023

VACINAS CONTRA CÂNCER PODERÃO ESTAR DISPONÍVEIS EM 2030, PREVÊ FARMACÊUTICA

A farmacêutica americana Moderna, pioneira no desenvolvimento da tecnologia de RNA mensageiro usada no imunizante contra a Covid-19, tem ambições de curto prazo no tratamento de câncer. No fim de semana, um executivo da companhia afirmou que eles pretendem ter vacinas prontas contra o câncer e outras doenças até 2030.

A tecnologia de RNA mensageiro, ou RNAm, funciona como uma espécie de receita de bolo para o nosso sistema imunológico, ao ensinar as células a produzirem resposta contra determinadas doenças sem a necessidade do uso do vírus causador delas. A experiência adquirida com a vacina contra a Covid acelerou as pesquisas na Moderna.

"Acho que o que aprendemos nos últimos meses é que, se você já pensou que o RNAm era apenas para doenças infecciosas ou apenas para Covid, a evidência agora é que esse não é o caso. Pode ser aplicado em todos os tipos de áreas de doença; em câncer, doenças infecciosas, doenças cardiovasculares, doenças autoimunes, doenças raras", afirmou em entrevista ao jornal britânico The Guardian o diretor-médico da Moderna, Paul Burton.

Ainda segundo Burton, já há um horizonte em relação às vacinas contra o câncer. Todavia, ele não especificou quais tipos de tumor. "Teremos essa vacina, ela será altamente eficaz e salvará centenas de milhares, senão milhões de vidas. Acho que seremos capazes de oferecer vacinas personalizadas contra o câncer, contra vários tipos de tumor, para pessoas em todo o mundo", declarou.

Um imunizante contra o câncer atuaria para alertar o sistema imunológico sobre um tumor que está em crescimento, para que o próprio organismo consiga atacar as células cancerígenas sem destruir as saudáveis.

Continue lendo clicando aqui.

Reportagem: R7 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.