BLOG DO EDINHO SOARES: PROFESSORA DE CASINHAS PARTICIPA DA PESQUISA ALFABETIZA BRASIL APLICADA PELO MEC

quarta-feira, 19 de abril de 2023

PROFESSORA DE CASINHAS PARTICIPA DA PESQUISA ALFABETIZA BRASIL APLICADA PELO MEC

A professora Karina Pereira da Silva, ex-gestora da Escola Municipal Pio XII do Junco e atualmente lecionando o 2º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima do Diogo, em Casinhas, participou da aplicação da Pesquisa Alfabetiza Brasil, ocorrida ontem, terça-feira (18.04), no Centro Universitário UniFBV, em Recife.

SOBRE A PESQUISA

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplica, desde 15 de abril, a pesquisa Alfabetiza Brasil, que deve dar suporte a políticas do Ministério para combater o analfabetismo escolar. O objetivo é estabelecer os parâmetros de um estudante alfabetizado, observando as habilidades e competências uma criança precisa dominar ao final do 2º ano do ensino fundamental.

A pesquisa fará um levantamento com 341 professoras alfabetizadoras de todo o Brasil. Esse grupo fornecerá subsídios para definir um padrão a ser utilizado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no sentido de estipular o percentual de estudantes alfabetizados até o final do 2º ano do ensino fundamental.

DIÁLOGO NACIONAL

Devido a questões logísticas, as aplicações serão concentradas em cinco capitais-sede. A primeira será na região Centro-Oeste, em Brasília (DF), onde está prevista a consulta a 44 docentes. Em seguida estão o Sudeste, com aplicação em São Paulo (SP), para 55 participantes; o Nordeste, em Recife (PE), para 110 professoras; o Sul, em Porto Alegre (RS), que contará com 44 docentes; e, por fim, no Norte, em Belém (PA), com a participação de 88 profissionais.

O Inep apresentará tarefas elaboradas com referência nas habilidades esperadas de alunos do 2º ano do ensino fundamental em língua portuguesa, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As docentes deverão responder à pesquisa com base em sua experiência profissional, considerando se estudantes alfabetizados são capazes de realizar as tarefas apresentadas.

PRÓXIMOS PASSOS

Os resultados serão debatidos durante a aplicação da pesquisa, com as professoras participantes. As informações se somarão a outras evidências, como parâmetros psicométricos, matriz e escala da avaliação, em um painel de especialistas, com previsão de publicação para maio. O Inep indicará, então, a linha de corte nacional para a alfabetização na idade certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.