BLOG DO EDINHO SOARES: DEPUTADO CHAPARRAL PROPÕE CRIAÇÃO DO MÊS ESTADUAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA AFASIA

terça-feira, 18 de abril de 2023

DEPUTADO CHAPARRAL PROPÕE CRIAÇÃO DO MÊS ESTADUAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA AFASIA

Está tramitando na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o Projeto de Lei Ordinária nº 495/2023, de autoria do deputado estadual Cléber Chaparral (União Brasil), que institui o Mês de Conscientização da Afasia no Calendário Oficial de Datas e Eventos Comemorativos do Estado. De acordo com o projeto, o objetivo é promover campanhas de conscientização e ações educativas para o esclarecimento, tratamento fonoaudiológico adequado e reabilitação dos pacientes que sofrem do distúrbio.

O QUE É A AFASIA

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. Ela se desenvolve após um dano cerebral. As características mais comuns apresentadas por quem tem afasia são: dificuldade de selecionar palavras dentro da sua narrativa, de expressar o que deseja, compreender o que é dito, ler e escrever, realizar alguns gestos. A pessoa passar a falar frases curtas ou incompletas, que não fazem sentido, ou se trocam uma palavra pela outra e substituem fonemas, são sinais de alerta.

TRATAMENTO

O tratamento para afasia engloba programas de reabilitação da linguagem, principalmente a partir da fonoterapia (terapia fonoaudiológica). Na linha de frente, portanto, o tratamento da pessoa com afasia está o fonoaudiólogo, profissional capacitado para reabilitar os distúrbios da comunicação. Porém, outros profissionais podem integrar a equipe de reabilitação, uma vez que a afasia causa repercussões em outras áreas para além da linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.