BLOG DO EDINHO SOARES: ANDRÉ DE PAULA PODE SER FIADOR DO PROJETO DE MARÍLIA ARRAES

quarta-feira, 23 de março de 2022

ANDRÉ DE PAULA PODE SER FIADOR DO PROJETO DE MARÍLIA ARRAES

Decidida a deixar o Partido dos Trabalhadores para disputar uma eleição majoritária, a deputada federal Marília Arraes deverá confirmar a ida para o Solidariedade, que tem apenas 13 deputados federais, portanto uma legenda considerada pequena para um projeto tão grande com vistas ao governo de Pernambuco, o que obrigaria Marília a ter que escolher uma composição de Senado com a tucana Raquel Lyra.

Porém, nos últimos dias a parlamentar tem consolidado uma relação extremamente harmoniosa com o deputado federal e presidente estadual do PSD, André de Paula. Este, por sua vez, tem o projeto de ser candidato a senador, a priori, na Frente Popular, mas viu a chegada do PT para a aliança com o PSB como um obstáculo quase intransponível para levar adiante o seu projeto, o que lhe obrigaria a ter que reavaliar o plano de ser senador ou a manutenção da sólida aliança com o PSB, que já dura dez anos.

A essa altura do campeonato, sem perspectivas de montagem segura da sua chapa proporcional, André de Paula poderá avançar de forma significativa no entendimento com Marília, tornando-se um fiador do projeto dela. Extremamente hábil, competente e articulado, André seria o companheiro de chapa dos sonhos de Marília, que daria a ela a estrutura partidária que lhe faltaria no Solidariedade. Com 35 deputados federais eleitos em 2018, o PSD junto com o Solidariedade daria a Marília Arraes um tamanho em termos de tempo de televisão e fundo eleitoral próximo ao do PT.

A aliança do PSD com o Solidariedade pode significar a chegada de outros partidos, tanto da oposição quanto da situação, o que daria um novo desenho no quadro eleitoral de sucessão de Paulo Câmara, exigindo dos atores envolvidos uma nova avaliação para a continuidade de seus respectivos projetos.

Republicanos – Com a chegada do deputado federal Augusto Coutinho, egresso do Solidariedade, o Republicanos passa a ter três deputados federais na bancada pernambucana, tornando-se a segunda maior, ficando atrás apenas do PSB com cinco. A chegada de Augusto qualifica o partido que já tinha quadros valorosos como o deputado Silvio Costa Filho e o ex-deputado Silvio Costa.

Reconduzido – O desembargador eleitoral Carlos Gil Rodrigues Filho foi reconduzido pelo presidente Jair Bolsonaro ao cargo por mais um biênio e irá compor corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, atuando nas eleições deste ano.

Propaganda – O presidente do TSE, Edson Fachin, designou a ministra Cármen Lúcia para a função de juiz da propaganda nas eleições presidenciais de 2022. Cármen Lúcia é suplente no TSE nas vagas destinadas aos ministros do STF. A vaga foi aberta com a renúncia do ministro Carlos Mário Velloso Filho, que alegou questões de saúde.

Vice – O deputado federal Wolney Queiroz (PDT) voltou a ter seu nome lembrado para compor a chapa majoritária da Frente Popular. Há quem aposte que ele será o candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo deputado federal Danilo Cabral, pré-candidato do PSB à sucessão de Paulo Câmara.

Inocente quer saber – Haverá alguma desistência entre os pré-candidatos a governador de Pernambuco?

Reportagem: Blog do Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.