BLOG DO EDINHO SOARES: PREFEITAS DE CASINHAS, BEZERROS E CARUARU DEBATEM DESAFIOS DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA POLÍTICA: 'MULHERES TRANSFORMAM A VIDA DE CIDADES'

sexta-feira, 30 de julho de 2021

PREFEITAS DE CASINHAS, BEZERROS E CARUARU DEBATEM DESAFIOS DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA POLÍTICA: 'MULHERES TRANSFORMAM A VIDA DE CIDADES'

Ontem, durante entrevista ao programa "Frente a Frente", apresentado pelo jornalista Magno Martins na Rede Nordeste de Rádio, as prefeitas Juliana de Chaparral (DEM), de Casinhas, Lucielle Laurentino (DEM), de Bezerros, e Raquel Lyra (PSDB), de Caruaru, suscitaram um pequeno debate sobre a relevância da representatividade feminina na política, enfatizando preconceitos, desafios e conquistas na trajetória de cada uma delas.

LUCIELLE...

"Onde tem pessoas que fazem, que tem integridade, que são corretas, que são retas, não é o gênero que determina se elas vão fazer um bom mandato, se elas tem que estar na política, ou não. É melhor ter mulheres na política para que a gente possa avançar em certas políticas públicas. Os números internacionais mostram que onde tem mais mulheres na política, a gente tem menos índices de corrupção. A gente tem encaminhamentos na saúde que são mais efetivos. A pandemia revelou isso: entre os países no mundo que tiveram maior destaque no combate ao coronavírus, 9 deles eram liderados por mulheres. Nós somos maioria no Brasil, então, porque não sermos também na política?"

...JULIANA...

"São estereótipos que criaram ao longo do tempo sobre a mulher. Muitas vezes o preconceito vem, nem tanto nas palavras, mas até no olhar. Quando você chega num evento, por exemplo, o homem ele pode usar a mesma roupa várias vezes que ninguém percebe. Já a mulher precisa ver qual a roupa que usou hoje, qual a que vai usar amanhã, porque até isso faz a diferença. Enquanto mulher política, eu vejo o quanto as pessoas chegam mais perto, conversam mais, porque a mulher tem outro olhar, a mulher age pelo coração. A mulher entende a dor de uma criança, de um jovem, de um idoso, porque as mulheres tem um poder de sensibilidade muito maior."

...E RAQUEL

"Com muita honra sou a primeira mulher eleita e reeleita prefeita da minha Caruaru e busco fazer do meu mandato uma forma de inspiração para que outras mulheres também possam entrar na política. Acho que temos bons exemplos mostrando que as portas podem ser escancaradas e a gente continuar ocupando cada vez mais espaços de poder. Mulheres trazem, sim, a possibilidade de participar da política, nem que seja pela inspiração e que a gente possa tratar isso com mais naturalidade e possa ser julgada, não pela condição de gênero, mas pelo nosso comportamento, atos e ações e pelo resultado que a gente traz. Mas é importante falar também que não estamos aqui discutindo cor partidária, nem qual a religião que cada uma pratica individualmente, mas estamos vendo aqui que mulheres transformam a vida de cidades."

VEJA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA NO VÍDEO ABAIXO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.