BLOG DO EDINHO SOARES: MENDONÇA FILHO COMEMORA 55 ANOS DA IDADE COM TRABALHO, LEALDADE E SERVIÇOS PRESTADOS AO POVO DE PERNAMBUCO

segunda-feira, 19 de julho de 2021

MENDONÇA FILHO COMEMORA 55 ANOS DA IDADE COM TRABALHO, LEALDADE E SERVIÇOS PRESTADOS AO POVO DE PERNAMBUCO

Mendonça Filho, presidente estadual do Democratas (DEM), completou 55 anos de vida na última segunda-feira (12), na pauta da comemoração uma vasta folha de trabalho prestados ao estado de Pernambuco. Sua expectasse na política sempre esteve a serviço do povo, promovendo o estado e o país a altas plataformas.

Mendonça Filho iniciou sua vida pública aos 20 anos, foi eleito deputado estadual em 1986. Em 1989, contribuiu para a elaboração da Constituição de Pernambuco. Foi secretário de Agricultura no Governo de Joaquim Francisco, criou os programas Água Para Todos e o Terra e Comida. Como deputado federal foi reconhecido pela Revista Veja e DIAP, como um dos parlamentares mais atuantes do país. Criou a emenda constitucional que permitiu a reeleição para presidentes, governadores e prefeitos. Coordenou o comitê “Impeachment Já” e é autor do projeto de lei que propõe a redução da idade máxima de alfabetização.

Como Vice-Governador de Jarbas Vasconcelos, o democrata foi principal executivo do governo, coordenou a atração de investimentos na Refinaria de Abreu e Lima, Estaleiro Atlântico Sul, ampliou a consolidação do Porto de Suape. Promoveu os programas Águas de Pernambuco, Estradas para o Desenvolvimento, Escolas em Tempo Integral e Porto Digital. Foi secretário-executivo do Pacto 21, conselho formado por empresários, intelectuais e universidades que discutiam projetos para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco.

Em abril de 2006 Mendonça Filho, assumiu Governo de Pernambuco. Criou os projetos Universidade Democrática que permitiu o acesso de jovens da rede pública à Universidade de Pernambuco, Jovem Campeão (construção de quadras poliesportivas nas escolas) e o Ação Integrada pela Segurança que promoveu e estimulou a cidadania, além de aumentar a segurança no estado.

No Ministério da Educação, Mendonça reestruturou a pasta, desenvolveu a reforma do ensino médio, homologação da primeira Base Nacional Comum Curricular da educação básica no país. Promoveu a política nacional de alfabetização, escolas em tempo integral, formação de professores e reforma do ensino médio. Assumiu a presidência Pro Tempore do setor educacional do Mercosul. Sugeriu a implementação de um sistema comum de avaliação de indicadores de qualidade para a educação básica.

Na sua trajetória, Mendonça Filho foi premiado pela Academia Brasileira de Educação (ABE), como Educador do Ano 2016, foi personalidade da Gestão Pública de 2018 no 17º Fórum Empresarial LIDE e conquistou o título de Direitos Humanos 2018 do Ministério dos Direitos Humanos.

José Mendonça Bezerra Filho nasceu no Recife, é filho do ex-deputado federal José Mendonça Bezerra, falecido em 2011. É Casado e tem 3 filhos. Formou-se em Administração de Empresas e tem o curso de Gestão Pública pela Kennedy School, Escola de Governo da Universidade de Harvard (EUA). Atualmente, é consultor da Fundação Lemann e da Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.