BLOG DO EDINHO SOARES: FBC E ANTÔNIO COELHO INAUGURAM LABORATÓRIO PARA AMPLIAR ACESSO DE PRODUTORES À INOVAÇÃO

sábado, 17 de julho de 2021

FBC E ANTÔNIO COELHO INAUGURAM LABORATÓRIO PARA AMPLIAR ACESSO DE PRODUTORES À INOVAÇÃO

O senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado estadual Antônio Coelho e o vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando, participaram, neste sábado (17), da inauguração do Laboratório de Carcinicultura e Biológicos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Um equipamento inovador com a finalidade de fomentar novas oportunidades de negócio para todo o setor agrário do semiárido, oferecendo suporte técnico aos agricultores da região, particularmente aos situados na área de sequeiro.

Essa nova vertente de desenvolvimento para Petrolina e o semiárido foi comemorada pelo deputado Antonio Coelho. Segundo o parlamentar, o laboratório é um importante instrumento nessa busca por novas perspectivas econômicas em uma região carente de oportunidades.

“Estamos prestes a descobrir uma nova virtude de um recurso mineral que tínhamos durante todo esse tempo, a água salobra, e que pode ser um grande tesouro para permitir a geração de riqueza para o homem da área de sequeiro”, destacou o parlamentar, ressaltando que essa descoberta vai permitir a essas pessoas criaram camarão, abrindo perspectivas para uma nova fonte de renda, além da agricultura e da pecuária.

O deputado ainda ressaltou que a produção de conhecimento para o semiárido será não só um instrumento de redenção econômica para o homem da área de sequeiro como um mecanismo para compartilhar riquezas entre as diversas regiões do município de Petrolina.

“Precisamos, cada vez mais, garantir que todo esse conhecimento chegue em projetos lá no homem do campo a fim de que a gente possa fazer diversos arranjos produtivos e permitir que pessoas que hoje não conseguem ter escala na produção – seja na agricultura ou na pecuária -, tenham um mecanismo de desenvolvimento para garantir a dignidade de suas famílias e possam trazer mais prosperidade para o semiárido, para que a área de sequeiro”, pontuou Antônio.

O senador Fernando Bezerra Coelho, por sua vez, destacou sua confiança e expectativa na retomada dos investimentos por parte do governo federal na área da Educação, particularmente para as universidades brasileiras. De acordo com o senador, a expectativa é que, em agosto, iniciem-se a liberação dos recursos, contribuindo para a manutenção do andamento de projetos desenvolvimentistas como o do laboratório da Univasf.

“Acredito que a Univasf, inicialmente, pode ser contemplada com cerca de R$ 130 milhões. Recursos, esses, que vão contribuir com os esforços das universidades para que projetos, como esse que aqui hoje estamos lançando, não fiquem apenas na teoria e se traduzam na área prática”, sublinhou FBC. O senador disse, ainda, que, com apoio da Prefeitura de Petrolina e da universidade, será possível replicar na área rural do município uma experiência já exitosa em outras regiões e estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.