BLOG DO EDINHO SOARES: MIGUEL COELHO PODE ESCOLHER PSL PARA CONTINUAR NO PÁREO

sexta-feira, 16 de julho de 2021

MIGUEL COELHO PODE ESCOLHER PSL PARA CONTINUAR NO PÁREO

Coluna da Folha desta sexta-feira

Depois de sofrer um revés no MDB para o seu objetivo de ser candidato a governador, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, poderá escolher outro partido para seguir no páreo. Em vez do Democratas, que já tem dono, a opção pelo PSL poderia ser a melhor alternativa para uma construção de um projeto majoritário.

O grande prejuízo para os Coelho foi o fato de nunca terem um partido para chamar de seu, foi por conta disso que Fernando Bezerra nunca conseguiu seu grande sonho de ser candidato a governador, e por duas vezes no MDB o projeto gestado pela família acabou abortado por não ter o controle da sigla.

O PSL tornou-se um partido grande em 2018 depois da chegada do presidente Jair Bolsonaro, e o deputado federal Luciano Bivar tornou-se beneficiário da onda Bolsonaro quando elegeu-se com mais de 117 mil votos naquela eleição, fato que não se repetirá em 2022. Portanto, Bivar tem sérias dificuldades de montar chapa proporcional no sentido de garantir sua própria reeleição.

A ida dos Coelho para o PSL garantiria a construção de chapas proporcionais para federal e estadual, pois teria Fernando Bezerra, Fernando Filho e Luciano Bivar como candidatos a federal, e ainda contaria com Antonio Coelho, Alessandra Vieira, Cléber Chaparral e Socorro Pimentel, como nomes para deputado estadual, com chances de eleger todos eles graças ao fundo eleitoral, ao tempo de televisão do partido e ao voto de legenda por ter um projeto majoritário.

Se entregar o diretório estadual a Miguel Coelho, ainda assim Luciano Bivar continuará mandando no partido, pois seguirá presidente nacional da sigla. É um jogo onde todos ganham. O grande óbice na estratégia é que recentemente o partido passou a comandar o Porto do Recife e formalmente integra o governo Paulo Câmara.

CPI – O presidente do STF, Luiz Fux, deferiu parcialmente habeas corpus impetrados por futuros depoentes da CPI da Pandemia. Em todos os processos, o ministro garantiu o “direito ao silêncio aos depoentes quanto a fatos que, em tese, os incriminem, mas advertiu que qualquer abuso no exercício do direito constitucional da não autoincriminação poderá ser repelido pelas autoridades da CPI”. As decisões do STF tem causado dúvidas na própria CPI sobre o alcance dos habeas corpus.

Fortalecendo – O vice-prefeito de Paulista Dido Vieira vem se fortalecendo em todo litoral norte como opção para deputado estadual. Uma liderança política em ascensão na região, Dido tem circulado bem na construção de um projeto vitorioso rumo à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Giro pelo interior  – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) viaja para o sertão pernambucano nesta sexta para visitar prefeitos, ex-prefeitos e lideranças da região. Além disso, vai anunciar investimentos e entregar equipamentos em benefício da população. Ele estará em Petrolândia, Jatobá e Manari e, amanhã, em Pesqueira, no Agreste.

Inocente quer saber – O PSL garantiria legenda a Miguel Coelho para disputar o governo em 2022?

Reportagem: Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.