BLOG DO EDINHO SOARES: LIVRO E VINHO DO VELHO CHICO BRILHARAM NA EXPOVINIS 2012 - A MAIOR FEIRA DAS AMÉRICAS

quinta-feira, 10 de maio de 2012

LIVRO E VINHO DO VELHO CHICO BRILHARAM NA EXPOVINIS 2012 - A MAIOR FEIRA DAS AMÉRICAS


MEU AMIGO FIGUEIREDO.

O livro Ensolarado Sertão, Magníficos Vinhos, foi destaque e esgotou sua primeira edição na maior feira de vinhos das Américas. Remanesceram apenas 40 exemplares, propositadamente reservados para serem autografados na FENAGRI, Petrolina –PE.
Com prólogo de Michel Rolland e prefácio de Ricardo Castilho, a obra reporta através das histórias dos personagens que deram vida aos vinhos do Vale do São Francisco, o difícil começo de uma inóspita e controvertida região. E vai além, faz um resgate da história dos vinhos no Brasil, reivindicando ao Nordeste, notoriamente Pernambuco, o início da uva e do vinho em nosso país.
Extraordinária pesquisa do premiado sommelier José Figueiredo, obtida através dos mais diversos depoimentos dos próprios personagens ou de seus descendentes. São 240 páginas, muito bem ilustradas pelo renomado cineasta Marcos Carvalho, resultado da expedição fotográfica realizada da nascente à foz do rio São Francisco.

FIGUEIREDO E GALVÃO BUENO.

Ensolarado Sertão, Magníficos Vinhos identifica como as guerras, entre elas, a Segunda Guerra Mundial, a guerra de Libertação de Marrocos, a Guerra Civil Espanhola e a ditadura de Franco que a sucedeu, foram determinantes para que os vinhos do Vale do São Francisco possam hoje ser consumidos nos quatros cantos do Brasil e do Mundo, e tão importante, ser considerado o melhor vinho tinto nacional.

Prestigiado pelo apresentador esportivo Galvão Bueno, o autor autografou seus exemplares junto aos vinhos Terranova produzidos em Casa Nova, Bahia, no espaço da Vinícola Ouro Verde na ExpoVinis Brasil 2012, ocorrida nos dias 24, 25 e 26 de abril  no Expo Center Norte – Pavilhão Azul – São Paulo – SP. A feira é considerada o maior evento vínico do continente americano e uma referência no mercado mundial.
A ratificação da obra ocorreu com a conquista de uma das mais desejadas premiações do mundo do vinho que acontece, exatamente, dentro deste evento. É o TOP TEN. Consiste em agrupar os vinhos relacionados, e aqueles expostos, em dez diferentes categorias, e entre elas, oMelhor Vinho Tinto Nacional.  O campeão nesta categoria, avaliado por um rigoroso júri internacional foi o  Testardi Syrah 2010 – Vinícola Ouro Verde -Vale do São Francisco.  
Fonte Blog - Manuel Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.