BLOG DO EDINHO SOARES: ENQUANTO HUMBERTO COSTA E OSCAR BARRETO TRAMAM ALIANÇA COM O PSB, MOVIMENTOS SOCIAIS REAFIRMAM APOIO À CANDIDATURA DE MARÍLIA ARRAES

segunda-feira, 30 de abril de 2018

ENQUANTO HUMBERTO COSTA E OSCAR BARRETO TRAMAM ALIANÇA COM O PSB, MOVIMENTOS SOCIAIS REAFIRMAM APOIO À CANDIDATURA DE MARÍLIA ARRAES


Humberto Costa tenta rifar candidatura de Marília Arraes, sem o apoio da militância.
O Movimento de Base do PT se manifestou contrariamente ao posicionamento defendido pelo senador Humberto Costa e o vice-presidente do PT do Recife, Oscar Barreto, que buscam a desarticulação da candidatura de Marília Arraes ao Palácio do Campo das Princesas, em prol de uma aliança com o PSB, do governador Paulo Câmara.

Após a confirmação de que o grupo de Humberto Costa vai realizar um pedido formal de aliança com o PSB a Executiva Regional de Pernambuco, o Movimento de Base do PT foi um dos primeiros a se manifestar contra. Dentro da cúpula, os petistas estão qualificando como “tentativa de golpe” de Humberto e Oscar Barreto.
Em nota, o Movimento aponta os fundamentos para que uma aliança entre PT e PSB não sejam firmadas para a corrida eleitoral deste ano. Entre os pontos citados está o apoio do PSB ao impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff(PT).

“Em Pernambuco, o PSB local teve papel fundamental no apoio ao Golpe. O governador Paulo Câmara liberou todos os secretários (que tinham mandatos federais) para assumirem seus cargos a fim votarem a favor do “impeachment” sem crime. Todos os deputados do PSB, bem como o então senador pelo PSB, Fernando Bezerra Coelho, votaram sim para o Golpe”, diz um trecho do documento.

O Movimento, ainda, aponta a quebra de valores do PSB desde a última eleição presidencial, quando a legenda apoiou o candidato Aécio Neves (PSDB), no segundo turno, contra Dilma Rousseff (PT).

“Em 2014 o PSB já havia traído seus valores históricos de compromisso com a esquerda. No segundo turno, apoiou o candidato da direita Aécio Neves. Inauguraram um clima de agressões e ódio à Dilma e ao PT”, relata a nota.
A Militância, também, criticou a postura do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), após a morte do ex-governador, Eduardo Campos (PSB), quando se acirrava as disputas eleitorais no país, no ano de 2014.

“O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, era o mais exaltado nos comícios e palanques do estado. Outdoors e pichações em muros com a frase ‘O PT matou Eduardo’ se espalharam por Recife. Foram e são práticas que os colocaram em posição diametralmente oposta aos ideais progressistas e democráticos do PT, impossibilitando qualquer reaproximação”, diz outro trecho da nota.
O Movimento de Base do PT disse na nota que procurou os três pré-candidatos da legenda para discutir o rumo eleitoral deste ano, entre eles Marília Arraes, José de Oliveira e Odacy Amorim.

No entanto, não conseguiram discutir propostas e nem foram recebidos pelo deputado petista de Petrolina (PE). “Não conseguimos ouvir o candidato Odacy Amorim por falta de retorno do mesmo […] infelizmente, perdeu uma ótima oportunidade de fazer o bom debate, infelizmente nada temos que acrescentar sobre sua postulação ou projetos sintonizados com o partido”, acrescenta a nota.
Por fim, o Movimento rechaçou apoio à candidatura da vereadora do Recife, Marília Arraes, ao Governo de Pernambuco pelo PT, nas eleições de outubro.
“Diante do que Marília Arraes vem defendendo e lutando, acreditamos que sua candidatura representa ganhos políticos fundamentais na defesa do presidente Lula diante de toda a perseguição que está sofrendo e disputa pela narrativa de esquerda no estado de Pernambuco e, sobretudo, pelo conjunto de ações planejadas que nos apresentou, todas em sintonia com os preceitos e linhas programáticas do PT”, diz a nota, acrescentado:

“A nossa posição não é de aderência pura e simples, é resultado de conjunto de fatores já expostos, e principalmente, de compromisso com nossas bandeiras históricas”.

O documento foi assinado por 37 membros do Movimento de Base do PT (MOB) nesta segunda-feira, dia 30, reafirmando a posição de candidatura própria na legenda do PT de Pernambuco.http://roberiosa.com.br/enquanto-humberto-costa-e-oscar-barreto-tramam-alianca-com-o-psb-movimentos-sociais-reafirmam-apoio-candidatura-de-marilia-arraes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.