Em nova petição protocolada na manhã desta segunda-feira (2), o advogado Antônio
Campos apresenta novas suspeitas acerca do acidente que vitimou o ex-governador
Eduardo Campos (PSB) e equipe, durante voo em Santos (SP), no dia 13 de agosto
de 2014. O advogado, que é irmão do socialista, afirma no documento que o
"Speed Sensor" - ou sensor de velocidade da aeronave - "à toda
evidência foi desligado, intencional ou não intencionalmente, sendo essa última
hipótese de não intencional 2 improvável, o que caracteriza que o avião foi
preparado para cair, o que caracteriza sabotagem e homicídio culposo ou
doloso". Para ele, o fato é grave e relevante na investigação da causa do
acidente, podendo mudar o rumo da investigação.
Na petição, Antônio Campos cita o que chama de fato secundário: o
gravador de voz do avião que foi desligado. "O CRV da aeronave deixou de
ser energizado e, assim, parou de gravar dados de voz. A última gravação de voz
colhida no acidente, que consta no inquérito, pelo menos, foi de 23 de janeiro
de 2013". "Se o gravador passou a ter problemas após a sua ida a
oficina, também é possível que outros problemas também tenham passado a
existir", argumenta.
Além disso, para embasar sua denúncia, Antônio Campos cita um incidente
com o avião durante a Labace - evento do setor da aviação - ainda no final de
2012. Na ocasião, um poste caiu sobre a aeronave, que precisou ser levada para
manutenção. Segundo o advogado, ao remontar a cauda da mesma, a equipe de
manutenção "deixou para trás um problema" - que seria uma falha no
sistema de gravação de conversas nas cabines e transmissões radiofônicas.
No relatório da Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes
Aeronáuticos) apresentado na petição, o órgão afirma que "não foi possível
determinar o motivo pelo qual, a partir de 23 de janeiro de 2013 o CVR da
aeronave deixou de ser energizado e, assim, parou de gravar dados de voz".
Ainda de acordo com o advogado, "há indícios que deixou também outro
mais grave e relevante problema: a religação do sensor de velocidade, ou Speed
Sensor. Sem o Speed Sensor o avião não poderia jamais voar a 200 knots com
Flaps ainda por recolher ou em recolhimento. Acontecendo o acima descrito, a
'armadilha' pegou de surpresa os pilotos no momento em que reiniciavam subida
após aproximação perdida, sobrevoo da pista e curva à esquerda para retornar ao
ponto de início de um novo procedimento de aproximação. Naquele momento, o
avião estava leve e com dois ótimos e potentes motores os quais, num instante,
aceleraram e ultrapassaram fácil os 200 nós de velocidade *com os Flaps ainda
por serem recolhidos".
Para ele, isso tudo pegou, de surpresa, o comandante que, junto com o
copiloto, agarraram-se aos manches, na tentativa de recuperar o avião do
mergulho. "Voando baixo como estavam, apanhados de surpresa com a PR-AFA
mergulhando, sequer tiveram tempo de reduzir imediatamente os dois potentes
motores. O acidente tornou-se inevitável. Na hipótese de um acidente
encomendado, essa armadilha é algo inteiramente possível para o caso".
Questionado se o fato de o sensor de velocidade desligado não havia
aparecido antes nas investigações, Antônio Campos disse que "tinha
suspeita" sobre o fato, mas que "agora ficou mais claro". As
informações chegaram até ele por meio de relato de peritos que estudam e
acompanham o caso para o irmão do ex-governador.
Matéria publicada pela Folha de Pernambuco no dia 5 de fevereiro de 2018
mostrou que, três anos e seis meses após o trágico acidente aéreo que vitimou o
ex-governador e sua equipe o caso permanecia em suspenso. Isso porque nenhuma
solução foi encontrada, o que tem levado familiares a pressionarem o desfecho
das investigações. E questionava: a tragédia seria decorrência de falha humana,
falha do equipamento, sabotagem ou problema com o controle do solo?
"Precisamos de esclarecimentos seguros e mais céleres, pois já se
aproxima 4 anos do falecimento de Eduardo Campos, a quem tenho o compromisso de
lutar até o fim em descobrir as reais causa do acidente que o vitimou",
disse.
Informações/Folha de PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.