BLOG DO EDINHO SOARES: COM A OPOSIÇÃO DIVIDIDA, A SITUAÇÃO PARTE COM VANTAGEM EM JOÃO ALFREDO

sábado, 14 de março de 2020

COM A OPOSIÇÃO DIVIDIDA, A SITUAÇÃO PARTE COM VANTAGEM EM JOÃO ALFREDO

Zé Martins e Zé Maurício não entram em acordo

“Zé Maurício aceita a união política com Zé Martins, desde que ele seja o cabeça-de-chapa”. É assim que os dois principais blocos de oposição de João Alfredo ora se apresentam, faltando 20 dias para o encerramento do prazo da Justiça Eleitoral para as filiações partidárias, visando as eleições municipais deste ano.

Na iminência de definir a composição da chapa (ou chapas) visando à campanha municipal, os grupos de oposição se deparam com muitas incógnitas. Além das indefinições no cenário municipal, o grupo segue perdendo apoios de famílias tradicionais nas zonas urbana e rural, onde tem crescido a aceitação ao pré-candidato da situação Sebastião Mendes, que está se filiando ao PSD, cuja chapa majoritária já está definida com o atual vice-prefeito Zeca Falcão (PSD) tentando a reeleição.  

No primeiro momento, a oposição deu largada à campanha com o anúncio da pré-candidatura do ex-vice-prefeito Zé Martins (PSB), que “traiu” o grupo ao qual disputou em 2016 sem sucesso. Martins tem dito que em 2018 houve um pequeno desencontro com o grupo do ex-deputado Zé Maurício (PP) e que isso não deveria ser motivo para o atual imbróglio. Em troca, Zé Maurício bate o pé e diz que está pré-candidato a prefeito, representando o “pé roxo”, outrora comandado por seu pai o ex-deputado Severino Cavalcanti.
Caso as duas pré-candidaturas sejam mantidas na oposição, a pré-candidatura de Sebastião Mendes marchará a passos largos para uma grande vitória em outubro, com o ex-prefeito conquistando o comando da prefeitura de João Alfredo pela quinta vez. É isso que mostram as avalições realizadas até o momento. E mais: o esfacelamento das oposições, caso seja mantido, acarretará no sacrifício de alguns dos atuais mandatos de vereador.

Preocupação

Vereadores ligados a Zé Martins e a Zé Maurício estão bastante preocupados com as formações das chapas proporcionais, pois, na situação atual, alguns não lograrão êxito devido à escassez de “cauda eleitoral”. O grupo de Zé Martins conta com os atuais vereadores Walque do Celular, Joanna Amélia, Jozivan Guedes e Rosa de Ribeiro Grande. O grupo de Zé Maurício tem os vereadores Erivaldo Vieira e Keinho, além de Jairo de Socorro, Pedro de Né, Heide e Lúcia Negromonte. O vereador André Xavier ainda está definindo o seu rumo partidário.
Pelo visto, para eleger ao menos 2 vereadores, com um coeficiente mínimo de 1500 votos, cada bloco teria que obviamente obter 3000 votos. Daí a necessidade de uma união ou a arregimentação de mais candidatos proporcionais, uma vez que em João Alfredo, cada partido poderá apresentar 14 homens e 6 mulheres. Além dos nomes citados, as oposições têm mais pré-candidatos a vereador

Foto PSD-PE

Do lado da situação (PSD), além de não ter problema na chapa majoritária, figuram os atuais vereadores Oim, Júnior de Dezim, Adriano Santos, Leide da Melancia, David Santos e Alexandre Mendes, este último que é filho de Sebastião Mendes, já avisou que não disputará a reeleição. Soma-se ainda: Raimunda Enfermeira, Vânia de Zé Alfredo, Ricardo do Imbé, Gilyarde Barbosa, Júnior Boy, Lila de Inacinho, Jaelson de Brejinhos, Maestro Mê e Jackson de Vandi do Toyota, dentre outros.
Ontem o deputado federal e presidente estadual do PSD André de Paula recebeu a prefeita Maria Sebastiana e parte do seu grupo político, incluindo-se o pré-candidato a prefeito Sebastião Mendes. Na oportunidade foi abordado o momento político atual e as primeiras estratégias da campanha política que se aproxima. Nos próximos dias, novas adesões serão anunciadas.
Por-Dimas Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.