BLOG DO EDINHO SOARES: CARUARU E GRAVATÁ ENTRE OS 34 MUNICÍPIOS COM ALTO RISCO DE DENGUE EM PERNAMBUCO

quinta-feira, 12 de março de 2020

CARUARU E GRAVATÁ ENTRE OS 34 MUNICÍPIOS COM ALTO RISCO DE DENGUE EM PERNAMBUCO

Em Pernambuco, 34 municípios estão com alto risco de surto de dengue. A VI Gerência Regional de Saúde, no interior do Estado, é a que concentra o maior número de cidades em risco. São elas: Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Gravatá, Ibirajuba, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São Joaquim do Monte e Taquaritinga do Norte.

Ao todo, Pernambuco teve 611 notificações e 53 casos confirmados de dengue, até a quarta semana de janeiro deste ano, de acordo com dados da Secretaria estadual de Saúde.

E, na tentativa de evitar uma possível epidemia, em 2020, a Assessora Técnica da Gerência da Vigilância de Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado, Daniela Bandeira, revela que a Secretaria estadual está buscando intensificar as campanhas de educação em saúde. “Não podemos abaixar a guarda, nem para quem está em situação satisfatória e muito menos para quem está em alerta ou risco. Agora, para esses municípios que estão em situação de risco, estamos acompanhando mais de perto as ações de combate.”

Em janeiro, o Ministério da Saúde declarou que 12 estados brasileiros correm o risco de sofrer surto de dengue. Além de toda a região Nordeste, a população do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, deve ficar atenta para o possível surto do sorotipo 2 da dengue.

Coordenador-Geral de Vigilância em Arbovirose, do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, pede que a população dos estados siga as orientações e entre no enfrentamento ao Aedes aegypti. “Hoje, mais de 80% dos criadouros do mosquito são domiciliares. Então, a ação de controle é necessária, integrada de atividades do poder público, tanto do Ministério da Saúde, como das secretarias estaduais e municipais, de saúde, aliado as ações de mobilização da população.”
Da Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.