BLOG DO EDINHO SOARES: PERNAMBUCO REGISTRA MAIS DE 12 MIL ASSASSINATOS NOS 32 MESES DO GOVERNO PAULO CÂMARA

sábado, 16 de setembro de 2017

PERNAMBUCO REGISTRA MAIS DE 12 MIL ASSASSINATOS NOS 32 MESES DO GOVERNO PAULO CÂMARA

A sensação de insegurança e o medo do povo pernambucano de sair às ruas é a principal marca do Governo Paulo Câmara na área de segurança pública. Desde 2015, a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco vem chamando a atenção para o aumento da criminalidade em nosso Estado e propondo um amplo debate com toda a sociedade sobre os rumos e o resgate do Pacto pela Vida.

Entre os meses de janeiro e agosto deste ano já foram cometidos quase 3.800 assassinatos, uma média de mais de 470 homicídios por mês. Desde o início do Governo Paulo Câmara, em 2015, já foram assassinados mais de 12 mil pernambucanos. Na atual gestão, o crescimento das mortes intencionais violentas já supera 30% e pode fechar este ano, o penúltimo do governador no comando do Estado, em 45%. Os números levaram o sociólogo José Luiz Ratton, um dos idealizadores do Pacto pela Vida, a considerar o programa como falido.

Infelizmente, apesar dos diversos apelos feitos tanto pela Oposição quanto pela sociedade civil organizada, o Governo do Estado não parece disposto a levar adiante um debate franco sobre a política estadual de segurança. Muito pelo contrário, optou este ano por eliminar o último dos princípios do programa de combate à criminalidade que ainda estava de pé, a transparência. Os dados, antes disponibilizados quase diariamente, são divulgados agora 15 dias após o encerramento do mês, e sem o detalhamento que permitia às entidades civis e à comunidade científica traçar estudos como os perfis das vítimas do crime em nosso Estado.

Além da falta de transparência, a falta de diálogo com os agentes de segurança e o déficit de policiais ficou evidenciado com o fim do Programa de Jornada Extra de Segurança (Pjes). Com o fim da jornada extra, a realidade nos batalhões do litoral ao sertão é de falta de homens para patrulhamento ostensivo, o que repercute no crescimento da criminalidade, principalmente no Interior.

A Bancada de Oposição cobra, mais uma vez, a apresentação de um plano estratégico para a redução da criminalidade em nosso Estado, além do debate aberto com a sociedade pernambucana sobre as iniciativas necessárias para redução da violência Afinal, o Pacto pela Vida só deu certo enquanto foi encarado como uma ação do povo pernambucano, não de um governo ou de um partido como é encarado agora pelo atual Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.