BLOG DO EDINHO SOARES: LULA LIDERA PESQUISA PRESIDENCIAL, SEGUIDO DE BOLSONARO

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

LULA LIDERA PESQUISA PRESIDENCIAL, SEGUIDO DE BOLSONARO


Luiz Inácio Lula da Silva lidera com folga todos os cenários das eleições de 2018, seguido do ultradireitista Jair Bolsonaro, mesmo que o ex-presidente esteja respondendo a vários processos relacionados com corrupção, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (19).

A pesquisa também mostrou uma queda na aprovação do governo de Michel Temer, cujos resultados de aprovação caíram para 3,4%, contra 10,3% em fevereiro, repetindo a mesma imagem política do Brasil registrada em todas as pesquisas nos últimos meses.

O desempenho pessoal de Temer, que na semana passada foi acusado pela Procuradoria Geral da República de comandar uma organização criminosa para espoliar o Estado, tem a rejeição de 84,5% dos entrevistados contra 62,4% em fevereiro.

O líder da esquerda, condenado a quase 10 anos de prisão por envolvimento no esquema de propinas na Petrobras e acusado em outros processos, venceria nos nove cenários eleitorais previstos, tanto para o primeiro quanto o segundo turno, de acordo com a pesquisa realizada entre os dias 13 a 16 de setembro, com 2.002 pessoas e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Se a eleição de outubro de 2018 ocorresse hoje, o ex-presidente teria um total de 32,4% de votos, seguido de Bolsonaro, com 19,8% e da líder ambientalista Marina Silva, com 12,1%. Os demais candidatos não ultrapassariam um dígito.

Lula, que foi presidente entre 2003 e 2010, pode ter a sua candidatura impedida, e até mesmo ser preso, se o processo pelo qual responde diante do juiz Sérgio Moro tiver a condenação confirmada em segunda instância. Ainda assim, sua intenção de voto cresce, mesmo que o turbulento cenário político do Brasil esteja cercado de incertezas em um curto prazo.

No caso de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o cofundador do Partido dos Trabalhadores (PT) teria entre 39,8% e 41,8% dos votos, enquanto que o deputado defensor da ditadura receberia 28,5% dos votos.

Por outro lado, o índice de reprovação de Lula (50,5% dos entrevistados afirmam que jamais votariam nele) é superior ao de Bolsonaro (45,4%).
Já a baixa popularidade do governo Temer parece não ter um limite: 75,6% o consideram "ruim" ou "péssimo", em comparação com 44,1% de fevereiro e apenas 3,4% o avaliam como "bom" ou "ótimo".

Do Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.