BLOG DO EDINHO SOARES: TSE LANÇA SITE PARA REGULARIZAÇÃO DE TÍTULO DE ELEITOR

quarta-feira, 29 de abril de 2020

TSE LANÇA SITE PARA REGULARIZAÇÃO DE TÍTULO DE ELEITOR

Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas - Agência Brasil
Prazo vale para quem tem título e para jovens de 16 anos

TSE pede que os eleitores resolvam as pendências no documento de forma eletrônica 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou hoje (28) uma campanha para regularização eletrônica do título de eleitor. Diante da pandemia do novo coronavírus e o fechamento dos cartórios eleitorais, o TSE pede que os eleitores resolvam as pendências no documento de forma eletrônica, no site criado pelo tribunal.

O prazo vale para quem tem o título e para jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento. Os eleitores que estiverem com pendências no documento não poderão votar nas eleições de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

Leia também: Beneficiários do Bolsa Família recebem cesta básica a partir desta terça-feira (28) no Recife

Polícia Federal faz alerta de golpe no Whatsapp que promete auxílio da Caixa

Com o fim do prazo, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração será permitida, somente a impressão da segunda via do título será autorizada. A medida é necessária para que a Justiça Eleitoral possa saber a quantidade de eleitores que estão em dia com o documento e poderão votar.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.