BLOG DO EDINHO SOARES: ABLOGPE LANÇA 1º PRÊMIO BLOGUEIROS DO ANO

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

ABLOGPE LANÇA 1º PRÊMIO BLOGUEIROS DO ANO

Presidente da associação anunciou plano de anuidade; site foi repaginado e cartão de blogueiro é uma das futuras ações

Por Max Felipe

A Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), fundada em 2011, é a instituição pioneira no País voltada para produtores de conteúdo da mídia digital. Na manhã do sábado (21/01), o presidente Lissandro Nascimento, editor do Blog A Voz de Vitória, anunciou plano de anuidade aos associados no lançamento do 1º Prêmio Blogueiros do Ano, no Recife Plaza Hotel, na Rua da Aurora, Centro do Recife. Nas categorias Longevidade, Expressão Digital e Pauta Cidadã, 32 blogs foram homenageados na premiação.

De acordo com Lissandro, a AbloPE vive de parcerias/projetos, e o pagamento de uma anuidade pode ajudar a associação a pagar suas despesas funcionais. "No ano passado foi difícil fechar parcerias, a associação também sofreu esse reflexo da crise. A nossa estrutura montada no edifício São Cristovão, funciona há mais de dois anos, e manter isso não sai barato", contou. Diante do atual momento político, ele cobrou ao Ministério das Comunicações acesso à internet a todos os brasileiros, aproveitando o ensejo para criticar os impostos da NetFlix e outros serviços, aprovados no Congresso Nacional em 2016. "A internet vai ter que está em todas as casas dos brasileiros, mas os impostos estão encarecendo muito", bradou.

Com a página da AblogPE repaginada, este ano, uma das promessas da associação é o cartão de blogueiro - útil na cobertura de eventos da cidade. Para ser um associado, o ativista digital precisa fazer o cadastro no site da AblogPE, e colocar o banner no blog. A partir disso, a entidade usa mecanismos tecnológicos para gerar estatísticas e apresentar a possíveis agências de publicidade. O blog passa a ser acompanhado através do sistema Google Analytics - que analisa o conteúdo e ajuda a compreender quais partes da página está indo bem. Segundo Lissandro, o banner é o elemento de união e também para ganhar dinheiro. "Se a gente não dispor do relatório dos blogueiros que o usam, através de estatísticas de acesso, não vamos ter como correr atrás de parcerias comerciais", disse.

Do rádio ao blog

Paulo Xavier, 37 anos, completa 18 anos na comunicação local de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, capital de Pernambuco, no dia 8 de fevereiro. Em 1999, começou na difusora evangélica El Shaday, em Casa Amarela, que dois anos antes tinha um índice alto de rejeição. Baseado em uma pesquisa do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1997, a rejeição foi comprovada cientificamente. Mas Paulo tentou reverter esse quadro e, em sincronia com a direção, mudou a programação local da difusora, incluindo serviços de utilidade pública na grade evangélica.

Segundo Paulo, em 2002, a rádio após passar por uma fase difícil na gestão, teve seus altos e baixos, mas infelizmente não funcionou mais. "Revertemos a situação crítica da difusora, após pesquisa da UFPE, e colhemos frutos. Só que no segundo ano do milênio, a rádio não continuou com suas atividades", lamentou.

Para ajudar Paulo a seguir com seus trabalhos na comunicação local, o Blog Fé e Cidadania foi a solução mais rápida. No mesmo ano, ele lançou seus artigos na blogsfera, que até hoje mostra um pouco de Casa Amarela. "Temos cerca de quatro mil acessos por mês e estamos trabalhando para aumentar esse quantitativo", estimou. Um dos motivos para o crescimento do blog é a inclusão de uma rádio web, TV web, jornal comunitário (impresso e digitalizado), blogs parceiros (blogs de empregos).

No sábado (21) ele foi um dos homenageados no lançamento do 1º Prêmio Blogueiro do Ano, no Recife Plaza Hotel, no Centro do Recife.

Blog
www.feecidadania.com

Categorias

LONGEVIDADE: aqueles blogs que detém maior tempo de atuação até hoje cadastrados na ABlogPE;

EXPRESSÃO DIGITAL: aqueles blogs que se destacam por boa audiência e inserção nas redes sociais, detendo dinâmica própria de repercussão;

PAUTA CIDADÃ: aqueles blogs que se dedicam tenazmente as questões voltadas aos problemas urbanos e ligadas as reclamações das comunidades em que atuam, bem como estimula a defesa da qualidade de vida em suas cidades.

Confira a lista dos homenageados no lançamento do 1º Prêmio Blogueiros do Ano:

LONGEVIDADE

1. ARARIPINA CITY (criado em 1999)
2. TV CRIATIVA       (1999) de Caruaru
3. ENCARTNOTÍCIAS (1999) de Pesqueira
4. PORTAL BEZERROS (2001)
5. PORTAL SG10 (2002) de Salgueiro
6. NILL JUNIOR (2004) de Afogados da Ingazeira
7. TIRANDO ONDA (2004) de Escada
8. SERTÃO EVENTOS (2004) de Floresta
09. NOTÍCIA BR / BOM JARDIM PE (2005)
10. LEO & CIA (2005) de Moreno
11. FOLHA ARARIPE (2005) de Araripina 

EXPRESSÃO DIGITAL

1. CARLOS BRITTO (Petrolina)
2. GIRO MATA NORTE (Carpina)
3. A VOZ DA VITORIA  (Vitória de Sto. Antão)
4. AQUI VAGAS PE  (Paulista)
5. DIDI GALVÃO  (Cabrobó)
6. BEZERROS HOJE (Agreste)
7. NAYN NETO (Serra Talhada)
8. OLINDA HOJE (RMR) 
9. IGOR MACIEL  (Caruaru)

PAUTA CIDADÃ

1. FÉ e CIDADANIA (Recife - 2002)
2. ED SOARES (Barreiros)
3. MANUEL MARIANO (Orobó - 2006)
4. ROBERTO ALMEIDA (Garanhuns)
5. BLOG DO SERTÃO (Afogados da Ingazeira)
6. PAUTA POLÍTICA (Recife)
7. SALOÁ NOTÍCIAS 
8. FISCALIZA BRASIL (Paulista)
9. WELLINGTON FREITAS (Saloá)
10. BLOG DIMAS SANTOS (João Alfredo)
11. ALVINHO PATRIOTA (Salgueiro)
12. ASSIS RAMALHO (Petrolândia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.