BLOG DO EDINHO SOARES: 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO DE BOM JARDIM/PE

quarta-feira, 31 de julho de 2013

1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO DE BOM JARDIM/PE

Mais de uma centena de pessoas representando diversas entidades rurais da sede do município e da zona rural compareceram e participaram à Conferência com o tema: “Por um Brasil Rural com gente do jeito que a gente quer”, durante todo dia, no Centro Educacional e Cultura Marineide Braz.

Formaram a mesa: Antonio Belarmino – Vice Prefeito, João Francisco de Lima – Presidente da Câmara de Vereadores e do Sindicato Rural e a Vereadora Margarida, Orlando Barbosa – Diretor Municipal de Agricultura, Manoel Caboclo e Iris Fernanda – Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Israel Crispim – FETAP, Ewerton França – Centro Sabiá, Rosilene Freire – Sindicato Rural de Surubim (Território Regional), Lourenço Mota Silveira – IPA, Maria José – CONDEPE/FIDEN e Gustavo Braz – Diretor de Cultura.

Registrada em ata de presença: As Secretárias Municipais de Educação e Assistência Social, o Vereador Célio Major, lideranças comunitárias de: Barroncos e Bela Vista. Sítios: Altos, Feijão, Torto, Piabas, Melão e Balança. Chã do Arroz e do Caboclo. Comunidades: Pindoba, Várzea Alegre, Bonfim, Campestre, Paquevira, Pindobinha, Aroeiras, Lagoa Dantas, Sapucaia, Distrito de Umari e populares como observadores.
A abertura foi realizada pelo Vice Prefeito, que justificou a ausência do Prefeito Miguel Barbosa, informado a todos que o mesmo se encontrava na Caixa Econômica em caruaru na assinatura de um convênio para o nosso município. Desejou uma conferência proveitosa.

Após a execução do Hino de Bom Jardim, foi facultada a palavra: João Pretinho – Presidente da Câmara denominou a agricultura de grande sustentáculo da sociedade, elogiou a iniciativa e a coragem do Prefeito Miguel por realizar a 1ª Conferência Municipal sobre Agricultura considerando-a uma conquista bem vinda e colocou-se a disposição para, junto aos seus pares, aprovar os projetos na área enviados pelo Poder Executivo. Manoel Caboclo – Conselho Sustentável, disse que o apoio a agricultura no município não existe há décadas e que a conferência representa uma valorização aos profissionais da agricultura. Rosilene Freire – Sindicato Rural de Surubim, falou da importância da conferência e convidou os presentes a comparecerem a Conferência Territorial que contemplará 16 municípios do Agreste Setentrional sediada em Bom Jardim, no dia 08 de agosto no mesmo local. Gustavo Braz – Diretor de Cultura, usando da passagem bíblica do Bom Semeador, disse que é hora de plantar as sementes para o fortalecimento dos seguimentos do meio rural e a construção de um Bom Jardim mais justo e igualitário.

Orlando Barbosa – Diretor de Agricultura, realizou a leitura do Regulamento da Conferência obtendo a aprovação do mesmo pelos presentes.

O 1º Eixo: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e o Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecológica, foi desenvolvida com uma explanação do Técnico Agropecuário Ewerton França do Centro Sabiá.

A Reforma Agrária e Democratização do Acesso a Terra e aos Recursos Naturais, 2º Eixo e 3º Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida, foram  trabalhados por Israel Crispin da FETAPE, que iniciou parabenizando o Prefeito Miguel pela sua participação em 1º de maio do encontro sobre agricultura onde foi escolhido e falou representando os 04 prefeitos presentes, disse que Bom Jardim possui um ambiente favorável para o desenvolvimento de ações agrícolas, que tem o Presidente da Câmara de Vereadores como Presidente do Sindicato Rural, entregou um exemplar da Cartilha com 88 pontos construídos pela sociedade, entidades rurais e a Igreja Católica sobre as Diretrizes para a convivência no semiárido, de março de 2013, bem como, o exemplar da Revista dos 50 anos da FETAPE – A Força vem do Campo, contendo matéria sobre o prefeito Miguel, pediu uma política de inclusão aos jovens na agricultura e concluiu citando frase de Dom Hélder Câmara: “ Se o campo não planta, a cidade não almoça e não janta”.

O 4º e último Eixo: Gestão e Participação Social, contou com a participação de Iris Fernanda – Conselho Sustentável, informou que na 2ª quinta – feira de cada mês o Conselho Sustentável se reúne e todos estão convidados a participar, solicitou que constasse da pauta da Secretaria de Educação, nas escolas da Zona Rural, uma visão diferenciada e voltada para o campo e a implantação de cursos sobre agricultura.

Foram votados pela maioria e são representantes da Conferência Territorial, 08 pessoas, com paridade de gênero e contendo 02 jovens (15 a 29 anos) nominadas abaixo:

Titulares: Margarida M. Santos, Iris Fernanda Souto Maior, Gerailda Silva Barbosa de Santana, João Ribeiro da Silva Filho, André Anderson da Silva, Joseildo Lins da Silva (Zozó), Rafaela da Silva Nascimento e Tone Cristiano Feliciano da Silva.

Suplentes: Raimunda Margarida Andrade, João José de Sousa, Gilda Lima da Silva, José João de Santana, Juliana Justino da Silva, Fátima Mª de Lima e Silva, José Barbosa da Silva e o homônimo José Barbosa da Silva.


Após a entrega dos certificados de participação, Orlando Barbosa – Diretor de Agricultura agradeceu a presença e a efetiva participação de todos.

 Por Sergio Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.