BLOG DO EDINHO SOARES: MODA E ECOTURISMO SÃO DESTAQUES EM TURISMO DO AGRESTE PERNAMBUCANO

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

MODA E ECOTURISMO SÃO DESTAQUES EM TURISMO DO AGRESTE PERNAMBUCANO

 — Foto: Acervo/Empetur
Veja roteiro com quatro cidades: oportunidades de negócios e passeios na natureza são os principais atrativos

Já pensou em unir negócios e lazer, aproveitando a diversidade de confecções de roupas e passeios na natureza, com paisagens encantadoras? É isso que você encontra nas cidades de Riacho das Almas, Taquaritinga do Norte, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

O turismo de compras é o grande destaque dessa região, que é um dos maiores polos têxteis do Nordeste. Você encontra de tudo: do jeans às roupas íntimas. E vale lembrar que as peças são de alta qualidade, o que é perfeito tanto para quem quer renovar o guarda-roupa, quanto para quem está em busca de um bom negócio.

E, além disso, essa rota está cheia de paisagens naturais encantadoras, com opções de passeios para todos os gostos: sítios arqueológicos, fazendas de café e mostras de artesanato. Tudo isso coroado com um clima delicioso, que completa o leque de atrativos.

Incrível, não é? Então, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses pontos.

Riacho das Almas para amantes da natureza

A nossa primeira parada é Riacho das Almas, um lugar tranquilo que fica a 139 km do Recife. Aqui, a principal atividade econômica é a confecção de roupas. Mas é bom ressaltar que a comercialização das peças não é feita na cidade, já que a produção é destinada, principalmente, para outras localidades.


Quem visita Riacho das Almas não pode deixar de conhecer a Vila de Viturino. Ela tem 800m de altitude e uma plataforma natural incrível, para aqueles que querem se aventurar no voo livre.

Os amantes da natureza ainda podem desfrutar de trilhas e da paisagem com belos ipês florados, que desabrocham em determinadas estações do ano. Para fechar com chave de ouro, a cidade também oferece belíssimos trabalhos artesanais com trançados.

Taquaritinga do Norte, nossa “Dália da Serra”

Seguindo o nosso passeio, a próxima parada é Taquaritinga do Norte, conhecida como a “Dália da Serra”. Esse apelido carinhoso tem um motivo muito especial: a cidade é permeada por inúmeros exemplares dessa planta, que decoram suas praças e encantam os olhos dos visitantes que chegam.

A cidade está a 164 km da nossa capital e tem altitude de quase 1.000m. O resultado é um clima frio e aconchegante, que faz com que a Dália da Serra seja uma das principais estações climáticas do nosso estado. E, se você pensou que um friozinho combina muito com café, vai se surpreender com Taquaritinga.

A cidade é a maior produtora dessa iguaria do agreste pernambucano, e ainda guarda uma raridade em termos de grão: a Arábica Típica. De sabor adocicado e perfume forte, essa foi a primeira planta cafeeira a ser introduzida no país, em 1727. Hoje, o seu cultivo atrai compradores do mundo todo.

O município também é destino certo para a prática de ecoturismo e de turismo de aventura. É por aqui que você conhece a Rampa do Pepê, considerada uma das melhores plataformas de voo livre do país, a 785 metros de altitude. E, ainda, conhece a Serra do Pará, lugar que conta com um rico acervo de pinturas rupestres e cavernas. O local abriga uma diversificada fauna e flora do bioma caatinga, com destaque para a imponente águia-chilena.

E, unindo o útil ao agradável, Taquaritinga integra ainda a “Rota da Confecção do Agreste Pernambucano”, oferecendo uma excelente oportunidade de compras, no distrito de Pão de Açúcar. O lugar é conhecido de um jeito que já diz tudo: a “capital da camisaria”.

A famosa Toritama

E, então, chegamos à outra “capital” famosa: Toritama. A cidade, que está a 167 km do Recife, é conhecida como “a capital do jeans” e também integra a Rota de Confecção do Agreste pernambucano.

Seu polo é diversificado e atrai milhares de visitantes para o Parque das Feiras, onde está concentrado o comércio local. As confecções podem ser adquiridas no varejo por preços incríveis. As ofertas valem tanto a pena que atraem negociantes de todo o país.

Ecoturismo e negócios em Santa Cruz do Capibaribe

Por fim, nosso passeio termina a 187 km da capital, em Santa Cruz do Capibaribe. Estamos falando de uma das cidades mais prósperas do Agreste de Pernambuco, graças ao seu intenso comércio de confecções. No município está instalado o Moda Center Santa Cruz, o maior parque de feiras da América Latina.

E Santa Cruz também oferece opções de passeio. Na cidade, você vai ter acesso às deslumbrantes belezas da Serra do Pará, patrimônio ecológico, arqueológico e ambiental da região. O lugar apresenta mais de 100 pinturas rupestres de coloração escarlate, que formam uma espécie de observatório do modo de vida dos primeiros habitantes do nosso território.

O melhor de tudo, é que as quatro cidades ficam pertinho uma da outra. Por isso, é possível conhecer os encantos de cada uma e aproveitar tudo que elas têm a oferecer: ecoturismo, passeios em que se pode aprender mais sobre a nossa história, o clima agradável e, ainda, possibilidades de negócios.
Do G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.