BLOG DO EDINHO SOARES: GOVERNO E ANATEL PRETENDEM REDUZIR CUSTOS DE CHAMADAS ENTRE OPERADORAS

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

GOVERNO E ANATEL PRETENDEM REDUZIR CUSTOS DE CHAMADAS ENTRE OPERADORAS


Foto Reprodução
O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) disse que já se discute, dentro do governo e da Anatel (Agência Nacional de Comunicações), a possibilidade de reduzir os custos das chamadas entre celulares de diferentes operadoras.
"No lugar de termos um sistema com quatro grandes empresas e algumas menores, que são estanques, cada rede trabalhando separadamente, temos que fazer com que haja interconexão entre elas", disse.
Segundo ele, o baixo custo das ligações feitas entre usuários de uma mesma empresa leva as redes das operadoras à exaustão.
"A nossa regulação tem um defeito, porque deixa margem para que as empresas façam isso, porque as tarifas de interconexão são muito altas, ou seja, onera a ligação de uma empresa para outra", explicou.
De acordo com Paulo Bernardo, medida semelhante já foi adotada com sucesso na telefonia fixa.
"Fizemos essa redução do fixo para o móvel e o preço caiu de R$ 0,45 para R$ 0,31. É importante essa discussão então entre aparelhos móveis, porque existe aí o motivo para gerar essas distorções", afirmou.
Os altos preços praticados estariam também obrigando os consumidores a utilizarem mais de uma linha para se comunicar com gastos menores.
"As pessoas andam com quatro chips e ficam decorando de qual empresa é cada número", completou Paulo Bernardo.
Segundo ele, é preciso facilitar a vida do usuário para evitar distorções e tornar os preços "mais parecidos, isonômicos, dentro e fora da rede", disse o ministro.
Fonte - Júlia Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.