BLOG DO EDINHO SOARES: ENTIDADES INTERNACIONAIS ALERTAM SOBRE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS INDÍGENAS

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ENTIDADES INTERNACIONAIS ALERTAM SOBRE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS INDÍGENAS

Foto Divulgação


Entidades internacionais alertaram sobre as violações de direitos humanos sofridos por povos indígenas na data em que se comemora o Dia Internacional da ONU para os Povos Indígenas, nesta sexta-feira.
Em um relatório publicado na véspera, a organização de direitos humanos Anistia Internacional diz que os governos de todo o continente americano dão prioridade ao desenvolvimento econômico em detrimento dos direitos dos povos indígenas.
A entidade faz campanha para que os governos sejam obrigados a consultar as comunidades indígenas sobre projetos de desenvolvimento que possam afetar suas vidas.
O documento cita exemplos de grandes obras, como estradas e hidrelétricas, construídas em diversos países sem que os governos consultassem os povos afetados.
A entidade pede que os governos tomem medidas concretas para que "se evitem novas violações dos direitos humanos" dos indígenas no continente.
Calcula-se que 370 milhões de indígenas vivam em mais de 90 países.
Muitos desses povos enfrentam pobreza extrema, desemprego, discriminação e, muitas vezes, falta de acesso a direitos básicos.
Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), apesar de alguns progressos recentes, "muito ainda precisa ser feito" para que esses povos tenham acesso a trabalho e justiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.