BLOG DO EDINHO SOARES: FESTIVAL CURTA TAQUARY EXIBE MAIS DE 60 FILMES NO AGRESTE DE PERNAMBUCO

sábado, 16 de março de 2024

FESTIVAL CURTA TAQUARY EXIBE MAIS DE 60 FILMES NO AGRESTE DE PERNAMBUCO

 Levando a diversidade da produção contemporânea da sétima arte ao Agreste de Pernambuco, o festival Curta Taquary realiza a sua 17ª edição com uma programação que reúne cinema, educação e ações socioambientais. O evento ocorre 16 a 22 de março nas cidades de Taquaritinga do Norte e Toritama. O festival exibirá curtas em onze mostras competitivas, com eixos temáticos que vão desde a valorização da produção de Pernambuco e a região Agreste, passando ainda pelos trabalhos de estudantes, obras com foco em diversidade sexual e de gênero, entre outras.


Por falar em diversidade, dos 67 filmes presentes para esta edição, 32 foram dirigidos por mulheres. Neste ano, o festival recebeu mais de 650 obras inscritas. As mostras competitivas são: Brasil, Internacional, Primeiros Passos; Dália da Serra, Universitária; Diversidade, Curtas Fantásticos; Criancine; Pernambucana; Agreste e Por Um Mundo Melhor. Haverá ainda duas mostras não competitivas: a LPG Taquaritinga do Norte, com documentários feitos através de recursos da Lei Paulo Gustavo, sobre a vida de artistas e da cultura popular da cidade, e a Toritama, com filmes produzidos na cidade por uma nova geração de realizadores.

Dentre essas produções, há representantes de 16 estados brasileiros, além de filmes da Argentina, Espanha, do Chile, México, Peru e dos Estados Unidos.

NOVIDADE

Entre as novidades deste ano está a parceria com o Kurta na Kombi, projeto do Rio Grande do Norte, voltado para a circulação e exibição de filmes, o cineclubismo e a formação de público. O projeto funciona como um cinema móvel, com a exibição de filmes ao ar livre, em uma tela acoplada a uma kombi. As sessões acontecerão na praça central de Taquaritinga do Norte, assim como nos distritos de Gravatá do Ibiapina, Pão de Açúcar e no Sítio Jerimum.

MEIO AMBIENTE

Fundado em 2005, o Curta Taquary também está homenageando o Rio Capibaribe, importante curso d'água da região. O festival transformará o número de inscrições em mudas nativas, que serão plantadas às margens do rio nas cidades de Taquaritinga do Norte, Toritama, Poção, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus. A ação é uma parceria com a Compesa, que doará mais 1.300 plantas, totalizando 2.000 árvores para o reflorestamento da região.

Também no âmbito da conscientização ambiental, antes do início oficial do 17º Curta Taquary, foram realizadas oficinas do Cinemando, ministradas pelo cineasta e roteirista Kennel Rogis, que ocorreram nas cidades de Poção e São Domingos, no Brejo da Madre de Deus. Essas oficinas resultaram nos curtas-metragens "Sementes" e "Memória".

Clique aqui e confira a programação completa do Curta Taquary 2024.
Reportagem: JC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.