BLOG DO EDINHO SOARES: CHAPARRAL LARGA ABRINDO 20 PONTOS DE VANTAGEM EM SURUBIM

segunda-feira, 4 de março de 2024

CHAPARRAL LARGA ABRINDO 20 PONTOS DE VANTAGEM EM SURUBIM

 Na primeira pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), em parceria com este blog, sobre a corrida eleitoral em Surubim, um dos principais municípios do Agreste Setentrional, o pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, Cléber Chaparral, parte na frente com uma vantagem de 20 pontos sobre o segundo colocado. Se as eleições fossem hoje, ele teria 36,9% dos votos contra 16% da vereadora Véia de Aprígio (PSB), que aparece empatada com o ex-prefeito Flávio Nóbrega (PSDB), que tem 15,1%.

Professor Edgar (PL) é o quarto, mas aparece bem distante, com apenas 4%, mesmo percentual do deputado Rodrigo Farias (PSB) e do presidente da Câmara, Bomba (PSB). Indecisos somam 14% e brancos e nulos, 7,1%. Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o candidato da sua preferência sem o auxílio da lista com todos os nomes, Chaparral também lidera, com 22,3%. Flávio é citado por 6%, Véia de Aprígio por 5,4%, Bomba e Rodrigo por apenas 0,9%.

No quesito rejeição, o líder é Bomba. Entre os eleitores que se manifestaram, 16,3% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido por Flávio, com 10%, e Véia de Aprígio, com 7,4%. Chaparral é o menos rejeitado. Apenas 6,9% dos eleitores entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. A pesquisa foi a campo entre os dias 19 e 20 de fevereiro, sendo aplicados 350 questionários.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O registro na justiça eleitoral é o de número PE-04614/2024.

Líder no levantamento, Chaparral tem suas maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores mais jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (51%), entre os eleitores com renda familiar superior a cinco salários (50%) e entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (38,5%). Por sexo, 40% dos seus eleitores são homens e 34,2% são mulheres.

Já Véia de Aprígio tem suas maiores indicações de voto entre os eleitores na faixa etária entre 25 e 34 anos (22,5%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (18,5%) e entre os eleitores com renda familiar de até dois salários (17,2%). Por sexo, 18,1% dos seus potenciais eleitores são homens e 14,2% são mulheres.

Flávio, por sua vez, tem seus maiores indicadores de voto entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (18,9%), entre os eleitores com grau de instrução superior (18%) e entre os eleitores com renda familiar de até dois salários (15,5%). Por sexo, 15,3% dos seus potenciais eleitores são mulheres e 15% são homens. Entre os eleitores com seu voto consolidado, que não mudaria de jeito nenhum, Chaparral também lidera, com 40,3%, Flávio vem em segundo, com 24,9% e Véia de Aprígio em terceiro, com 23,1%.

Reportagem: Blog do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.