BLOG DO EDINHO SOARES: NA MIRA DO DEM, MIGUEL COELHO ARTICULA PARA SER CANDIDATO A GOVERNADOR

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

NA MIRA DO DEM, MIGUEL COELHO ARTICULA PARA SER CANDIDATO A GOVERNADOR

Rifado pelo MDB, que decidiu continuar na base da Frente Popular, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, se mantém firme no desejo de ser candidato ao governo do estado. Para isso, ele tem se articulado em busca de uma nova sigla. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) deve seguir o caminho do filho, e há chance dos dois migrarem juntos para o DEM, partido de outros dois filhos de FBC e irmãos de Miguel, o deputado estadual Antônio Coelho e o deputado federal Fernando Filho.

“Tenho certeza que Miguel Coelho teria uma contribuição a fazer dentro do DEM”, assinalou o deputado estadual Antônio Coelho (DEM), em entrevista com a Rádio Clube AM 720. Apesar da especulação, ele ressaltou que caberá a Miguel anunciar em qual sigla ele entrará. Nesta semana, o prefeito de Petrolina viajou para Brasília, se encontrando com o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz. “Foi uma conversa boa que pode gerar uma aliança estadual no futuro", comentou Miguel sobre a conversa.

O encontro gerou expectativa dentro da base dos Coelhos. Segundo o deputado Antônio, a ligação entre o DEM, possível futuro partido de Miguel, e o PDT, geraria lucro para as duas siglas. “O PDT poderia estar mais bem servido se fizesse parte de um projeto político com mais envergadura e tivesse nessa chapa alguém que garantisse um palanque para o seu presidenciável”, comentou, apesar do DEM ainda não ter se posicionado em um cenário nacional, ainda podendo registrar candidatura própria. Além da liderança do PDT, o até então emebedista também está conversando com figuras do DEM, PP e Podemos, ao que tudo indica, Coelho não demorará a ter uma nova toca para disponibilizar o seu nome para o governo.

Oposição

Em Pernambuco, além de Miguel Coelho, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), também tem demonstrado intenção de pôr seu nome para a corrida eleitoral. Apesar de não falar abertamente sobre o tema, a prefeita já declarou sua disponibilidade para concorrer pelo governo.Dentro do ninho dos tucanos, a aposta é o nome de Lyra para liderar a chapa da oposição. O ex-senador Armando Monteiro (PSDB) afirmou nesta semana ao Diario que a candidatura da tucana seria uma “missão” para o partido. Além disso, o próprio DEM também tem a possibilidade de compor uma chapa com a tucana, tendo a deputada estadual Priscila Krause como vice, o que poderia dar um nó nas intenções de Miguel dentro do partido, caso ele escolha entrar na sigla.

O terceiro pré-candidato da oposição, Anderson Ferreira (PL), prefeito de Jaboatão dos Guararapes, também tem se movimentado, ainda que mais discretamente do que os colegas. Neste último final de semana, o Liberal se encontrou com o deputado estadual Álvaro Porto (PTB), que exaltou o nome de Anderson para o governo. Apesar desse aceno, ainda não foi descartada a possibilidade de Ferreira abrir mão da candidatura para apoiar um dos colegas da oposição, quem ele escolhesse apoiar, Raquel ou Miguel, ganharia a força da “maioria” dentro do grupo.

Além das possibilidades dentro de uma chapa com os três prefeitos, ainda não foi descartada a chance da oposição apresentar mais de uma candidatura no ano que vem. Entretanto, esse caminho arriscaria entregar um possível segundo turno para candidatos da esquerda, como ocorreu nas eleições da prefeitura do Recife em 2020. Os pré-candidatos e suas siglas ainda estão em debates e planejamento de estratégia, a previsão é que até o final do ano haja um posicionamento oficial.

Por: Ananda Barcellos – Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.