BLOG DO EDINHO SOARES: AVANÇAM AS OBRAS DO TELEFÉRICO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

AVANÇAM AS OBRAS DO TELEFÉRICO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

Na região do Cariri, avançam as obras de implantação do Teleférico de Juazeiro do Norte, com mais de 70% dos serviços já executados. A Superintendência de Obras Públicas (SOP) é quem supervisiona a construção, cabendo à Secretaria do Turismo (Setur) a gestão do equipamento quando for entregue.

Parte do material que compõe a linha do teleférico foi importada da Europa, fabricada pela empresa austríaca Doppelmayr, integrante do consórcio construtor. Entre esses equipamentos estão cabos, correntes e torres sendo instalados no trajeto de 2 quilômetros entre as estações Romeiros (inferior) e Horto (superior).

“Todos os equipamentos e acessórios para a montagem estão vindo da Áustria. Os primeiros estão no Cariri, onde a montagem já iniciou. A expectativa é que ainda no mês de julho as cabines cheguem ao Brasil. Com isso, estimamos que até o fim do segundo semestre as obras estejam concluídas”, afirma o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.

Implantado na Colina do Horto, onde está o monumento de Padre Cícero, o teleférico terá 31 cabines climatizadas com capacidade para até oito passageiros sentados. Proporcionando, a uma altura de 200 metros, uma vista privilegiada da cidade de Juazeiro do Norte e da Chapada do Araripe.

Como polo tradicional para o turismo religioso que recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano, Juazeiro do Norte e cidades próximas serão diretamente beneficiadas quando o teleférico entrar em operação (e a pandemia estiver controlada), inclusive aquecendo o comércio e o artesanato local.

Outra etapa da obra diz respeito à regularização fundiária dentro da área do teleférico, cujas faixas de terreno já foram desapropriadas e liberadas para continuação dos trabalhos. O empreendimento é financiado através de convênio entre os Governos do Estado e Federal.

Por/ Airton Lima Jr e Nívia Uchoa - Ascom Casa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.