BLOG DO EDINHO SOARES: DESFILES CÍVICOS DAS ESCOLAS DE OROBÓ - NESTE SÁBADO ÀS 15H, SERÁ VEZ DE UMBURETAMA, COM AS ESCOLAS: ALMIRANTE E ANDRÉ DE LUNA - FIQUE POR DENTRO DO TEMA LOCAL

sábado, 8 de setembro de 2018

DESFILES CÍVICOS DAS ESCOLAS DE OROBÓ - NESTE SÁBADO ÀS 15H, SERÁ VEZ DE UMBURETAMA, COM AS ESCOLAS: ALMIRANTE E ANDRÉ DE LUNA - FIQUE POR DENTRO DO TEMA LOCAL

ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE ANTONIO HERÁCLIO DO REGO- UMBURETAMA-  Terceiro Distrito de Orobó.  Situado na demarcação dos limites dos dois Estados, Pernambuco e Paraíba.


SUBTEMA- RIO OROBÓ: ÁGUA QUE BROTA DAS SERRAS TEM UM CUSTO, PORQUE A VIDA NÃO TEM PREÇO.

A origem da nossa história, adveio da concessão de sesmarias a partir do município de Paudalho, donde veio o nosso fundador, MANOEL JOSÉ DE AGUIAR, numa delas foi implantado o início do povoamento, através do trabalho daquele desbravador de matas. Instalou-se próximo a uma fonte e a denominou de Olho D’Água das Bestas, porque era ali que seus animais matavam a sede, quando iam pastar. Olho D’Água das Bestas foi então a primeira denominação das nossas terras.      

O povoamento nasceu dentro de uma geografia física definida, localizada ao norte do vasto município de Bom Jardim, que terminava na Cordilheira dos Cariris Velhos, divisora dos Estados da Paraíba com Pernambuco. O caminhar ocorreu em etapas como:  POVOADO, VILA, DISTRITO E MUNICÍPIO. Dessa evolução ressurgem e ficam na história, nomes de pessoas que se envolveram para o desenvolvimento das comunidades.  OLHOS D’ÁGUA são locais onde se verifica o aparecimento de água por afloramento do lençol freático; o aparecimento de uma fonte ou nascente de água; as áreas onde aparecem olhos de água são, geralmente, planas e brejosas.

Nosso MANANCIAL é formado por pequenos cursos d’água que deslizam das serras, avolumando-se e formando vários riachos que compõem a rede hidráulica do município. Destacam-se o Laureano, Pirauá, Caraúbas, Tabosa, Guarani, Ingá, Japaranduba, Tanques, Jundiaí. Este último forma nas encostas da ladeira da Felizarda, na localidade Gangorra, pequena, porém bonita QUEDA D`ÁGUA.  O riacho Ingá foi barrado no alto da serra   para gerar o Abastecimento D’água da Cidade. As correntes d’água da zona serrana apresentam-se cristalinas, de excelente qualidade. No município nascem dois rios o Tracunhaém em Umburetama próximo a Vertente do Heráclio, que logo chega ao território de Bom Jardim, na localidade Oiteiro. E o Rio Orobó, que nasce na serra do Orondongo, vai se avolumando a medida que recebe água dos afluentes. Ele se dirige no sentido oeste-leste, cortando o município, até encontrar o Tracunhaém na localidade Cedro em limoeiro. Foi barrado em Bom Jardim para formar em Águas Finas a bacia que fornece água para vários municípios vizinhos.

OROBÓ, designação em razão de ser o município cortado pelo rio que tem esse nome. Orobó é de origem tapuia, uma das nações indígenas da região. Esse rio tem seu nascedouro nas encostas da serra do Orondongo e se dirige no sentido oeste-leste, cortando transversalmente o município, até encontrar-se com o Tracunhaém na localidade Cedro. No seu percurso pela propriedade Escuro, a 6 km da sede, ele seria útil para receber uma  boa barragem, o que permitiria condições de fornecimento d’ água suficiente para abastecer os distritos  e povoados do município.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.