![A imagem pode conter: 24 pessoas, pessoas sentadas](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22770465_1552106158215817_4898428035247911886_o.jpg?oh=e8e9fc15d0f66c45b5df75cd3492b510&oe=5A7BBB89)
PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil
![A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22712634_1552105538215879_5387047466554093007_o.jpg?oh=6241c039cb1ebbdc38e3848a2e700cbe&oe=5A81D01D)
Responsáveis: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
![A imagem pode conter: 22 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22791717_1552107791548987_2211333714841458142_o.jpg?oh=fcf2b328ef0826e89027b31a6d79daba&oe=5A75EF14)
JUSTIFICATIVA
A história é uma arte de suma importância nas nossas vidas, através delas conhecemos fatos, adquirimos experiências e nos despertamos para hábitos de leitura. Segundo Busatto
“A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar, cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis, como: carinho e afeto bons tratos, cuidados pessoais, reeducação alimentar, auto-estima.
Onde as crianças têm prazer em ouvir e desta forma alcançando seus objetivos.
Através das histórias o educador na educação infantil pode estimular as crianças e despertar o gosto pela leitura, pois como diz Villardi, 1997, não basta ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler, com prazer isto é possível, e mais fácil do que parece autoconhecimento e convivência social, isto tudo é possível com uma história contada com muita arte, que será fundamental para uma vida feliz e saudável, e para o fortalecimento das crianças na sociedade e inibir a violência, contribuindo diretamente para a formação do caráter e da personalidade e indiretamente para a sobrevivência do homem”.
Através das histórias, podemos levar as crianças viajarem no tempo e reproduzirem as mesmas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. Na educação infantil, a arte de contar história deve se fazer presente, pois pode fazer com que as crianças desenvolvam a fala, contribui para a interação e socialização de todos.
A contação de histórias propicia a criança inúmeras possibilidades de se desenvolver, ela promove a interação, instiga a imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças tem de ter contatos com livros.
Abramovich (1989, p. 16) salienta que “é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”.
Entendemos que quando um educador utiliza a história na sala de aula, ele está praticando uma aprendizagem mais significativa.
Desta forma, o presente projeto se justifica pela necessidade de reavivarmos a arte de contar histórias dentro do contexto escolar, utilizando a história como um excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento pleno da criança.
OBJETIVO GERAL
Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a linguagem oral;
Estimular o gosto pela leitura;
Desenvolver raciocínio lógico;
Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
Melhorar a interação, comunicação das crianças.
CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS
Linguagem oral e escrita;
Pintura e colagem;
Valores;
Família;
Movimento;
Dramatização.
Recursos: livros de literatura infantil, fantoches, folha, lápis de cor, tinta guache
METODOLOGIA
Para concretização deste estudo, usaremos as seguintes técnicas: observação, revisão bibliográfica e análise do desenvolvimento do trabalho. Esse procedimento utilizado possibilitará a ampliação do conhecimento teórico, bem como a fundamentação dos pontos importantes que permearão o estudo. As principais fontes enfocadas serão: livros; publicações; artigos; textos online; reforçando dessa forma a compreensão da questão em pauta. Utilizaremos roda de conversa, leitura de livros, dramatização, conversa dirigida.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação, observação das crianças e envolvimento dos mesmos, tendo o objetivo de analisar o trabalho, verificar se houve aprendizado e ao mesmo tempo verificar se a metodologia foi satisfatória.
![A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22770466_1552105088215924_10746841678829486_o.jpg?oh=dd7fcc38c785eb752d06bf7fbcc8277a&oe=5A6FA47F)
![A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sentadas](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22770609_1552105094882590_8032224384731220185_o.jpg?oh=df5cf26f28b910a92966e7c3c3856bc3&oe=5A6CABDB)
![A imagem pode conter: 21 pessoas, pessoas sentadas](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22792155_1552105091549257_6840659443073623992_o.jpg?oh=0eb3813986d51d9827b4e4d7c62d8229&oe=5AAC1BD7)
![A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e criança](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22770930_1552106604882439_4901362371611281672_o.jpg?oh=73ff0fe0e60806e67963c40bca38e99d&oe=5A73A803)
![A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e criança](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22770673_1552105918215841_6263559354999096078_o.jpg?oh=9fd5c716df5a240d08be6ef30ddebf8d&oe=5A749CF9)
![A imagem pode conter: 21 pessoas, pessoas sentadas](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22791826_1552106961549070_5407926371287989804_o.jpg?oh=14703fccef3ffd759c25cfefadff7921&oe=5A772D8B)
![A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22792164_1552107028215730_7372959584169171082_o.jpg?oh=0bcc62131e77f8f8077a3427b6e654c8&oe=5AAB0A95)
![A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sentadas](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22713422_1552107074882392_4431531808850022390_o.jpg?oh=4b9c5a831c27696ea5991811a901887d&oe=5A7C05FD)
![A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22770605_1552107228215710_3385715816168263822_o.jpg?oh=1db35e79f7611079ded3bfb7689e7c49&oe=5A6F8F9D)
![A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22769694_1552107694882330_7178051772210789931_o.jpg?oh=bda1742cd394b1648eafb34bc1199362&oe=5A789323)
![A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22791639_1552107448215688_5949567633507029263_o.jpg?oh=4e1ea92a1e7d15401943eb9b97759dc3&oe=5AAB2E40)
![A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22792285_1552107898215643_5809506760695756743_o.jpg?oh=e2654eb6c357cf1edf303f291b843e97&oe=5A798703)
![A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e criança](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22770949_1552107511549015_2108591396634808072_o.jpg?oh=29b4ddbc7ce53b939a403dc34f0dfce5&oe=5A823F59)
![A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e criança](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22713533_1552106901549076_1960908658070375162_o.jpg?oh=0463775919bce5bf44df2708123e59e0&oe=5A6984A2)
![A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e pessoas no palco](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22792222_1552106334882466_2099124392597205159_o.jpg?oh=80ca1eddae9b3de85b8fd3e3f7ea6ce6&oe=5AABA0AF)
![A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sentadas](https://scontent.frec1-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/22861483_1552106688215764_545659805772403641_o.jpg?oh=0704f1c91f94899834d1acb7e9c34b46&oe=5AAD961C)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.