BLOG DO EDINHO SOARES: ENCONTRO DE AGRICULTORES AGROECOLÓGICOS EM BOM JARDIM TAMBÉM FOI MARCADO POR CRÍTICAS AOS GOVERNOS

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

ENCONTRO DE AGRICULTORES AGROECOLÓGICOS EM BOM JARDIM TAMBÉM FOI MARCADO POR CRÍTICAS AOS GOVERNOS

O encontro familiar dos agricultores realizado em Bom Jardim, não foi só um evento para comercialização dos produtos cultivados sem o uso de veneno e substâncias químicas nocivas à saúde humana(agrotóxicos). O ambiente da feira foi amplo, desde a comercialização, falação e protestos.

Foi bem além da exposição e da venda de banana, laranja, batata, mandioca, coentro, cebolinha, beterraba, rabanete, salsa, tomate, cenoura, mel, licor, pomadas, ervas, bolos, cocadas, doces, caldo de cana, artesanato e demais alimentos produzidos em Bom Jardim e cidades do agreste onde a Agroflor e Centro Sabiá atuam como parceiros.

Fundada em 31 de outubro de 1999, a Agroflor é uma entidade que atualmente conta com 109 associados no município de Bom Jardim. Desenvolve a prática da agricultura familiar por meio da agroecologia nas comunidades rurais de Barroncos, Barra Nova, Camará, Cipoais,  Feijão, Oiteiro, Paquevira, Torto e Umari.

Seus associados estimam produzir e comercializar até o final deste ano 600 (seiscentas) toneladas de alimentos que são destinadas para as feirinhas agroecológicas nos Bairros de Boa Viagem, Graças, Setúbal e Santo Amaro em Recife e nas feiras livres de Bom Jardim.

A Agroflor vende produtos para o PAA e PNAE. Com a KNH (instituição da Alemanha) tem uma parceria que financia projetos voltados para a cidadania das crianças e jovens do meio rural. Através do MDS/Governo Federal tem convênios com o Programa 1(hum) Milhão de Cisternas 1 e 2. A prefeitura de João Alfredo fechou um contrato para compra de R$ 336.000,00 (trezentos e trinta e seis mil reais) de produtos para alimentação da merenda escolar 2017.

Usando da fala no momento do cerimonial de abertura do evento diversos agricultores não pouparam críticas aos cortes feitos pelo Governo Federal para o orçamento dos programas voltados para agricultura familiar em 2018. A programação cultural contou com o Forró Sem Pantim, desfile e teatro organizado por jovens que participam do movimento patrocinado pela KNH. O público se fez presente, comprou produtos e visitou os diversos stands e barracas de agricultores e secretarias municipais. As vendas dos produtos expostos atingiram 60% das expectativas. De acordo com o coordenador Adeildo Barbosa da Silva, o evento foi muito positivo. As professora Lígia Souza e Juliana Interaminense, trouxeram seus alunos da rede municipal para vivência de uma aula diferenciada.

O encontro realizado no Pátio de Eventos João Salvino Barbosa, na terça-feira 17/10/2017, contou com o apoio do SEBRAE, Centro Sabiá, Prefeitura de Bom Jardim, Centro de Apoio as Mulheres. Farmácia Santa Luzia. A Rede Globo Nordeste fez uma cobertura ao vivo do evento, além dos Blogs locais e Rádio Cult e Rádio Jornal de Limoeiro.

Por/Edgar Severino dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.