BLOG DO EDINHO SOARES: PRORURAL LEVA NOVAS TECNOLOGIAS PARA O CAMPO

terça-feira, 30 de maio de 2017

PRORURAL LEVA NOVAS TECNOLOGIAS PARA O CAMPO

A energia solar vai trabalhar em benefício das 22 famílias da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Sol Nascente, no município de Bonito, Agreste de Pernambuco. No projeto de implantação de sistema de abastecimento de água são utilizadas placas fotovoltaicas, para gerar energia que bombeia a água para as residências dos agricultores familiares.

A tecnologia inovadora no meio rural foi orçada em aproximadamente 125 mil, e vai contribuir para colocar água potável para o consumo diário em todas as casas dos produtores. A gestão do abastecimento ficará com os próprios beneficiários que passam a pagar uma taxa de R$ 10 pelo consumo.

Segundo o Consultor de Saneamento do ProRural, Murilo Pereira, além dos benefícios de ter o recurso hídrico disponível nas torneiras, o uso da energia solar também barateia os custos. “O uso de uma energia limpa, renovável e sustentável e de baixo impacto ambiental traz mais benefícios para os moradores como a capacidade de renovação e redução das emissões de fases de efeito estufa, entre outras”.

A comunidade atendida pelo projeto está localizada perto de mananciais, mas não tinham o recurso com tanta facilidade. Para muitos moradores, como o agricultor Fernando Aquino, era preciso fazer um percurso de 1 km para buscar água para sua família de cinco pessoas. “O projeto muda completamente as nossas vidas. Passei 25 anos carregando água na cabeça, mas com o sistema a água chega à torneira sem esforço”, festeja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.