BLOG DO EDINHO SOARES: LIA DE ITAMARACÁ SE RECUSA A SE APRESENTAR NOS PALCOS DO GOVERNO NO CARNAVAL 2020

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

LIA DE ITAMARACÁ SE RECUSA A SE APRESENTAR NOS PALCOS DO GOVERNO NO CARNAVAL 2020

Segundo a artista, Patrimônio Vivo de Pernambuco, a Fundarpe não aceitou reajustes em seu cachê

Aos 76 anos de idade recém-celebrados com um show em São Paulo, a cirandeira Lia de Itamaracá comemora os convites e contratos assinados para shows pelo Brasil em 2020, a exemplo do carnaval. E apesar de estar circulando o País com o seu novo show, Ciranda Sem Fim, a artista decidiu se recusar a cantar nos palcos do Governo de Pernambuco no Carnaval 2020. O motivo? A Fundarpe não aceitou o reajuste no cachê da pernambucana, que é Patrimônio Vivo do Estado, no valor de R$ 7 mil.

Segundo informações da assessoria e o empresário de Lia, o cachê da cirandeira, no valor de R$ 18 mil, não sofre reajustes há 12 anos. Em 2018, inclusive, ela também não se apresentou pelo Estado por falta de pagamento. A artista também lamenta ter que se recusar a cantar nos palcos do Governo de Pernambuco durante a folia, mas afirma que essa é uma maneira de protestar para que a Fundarpe valorize os artistas da terra.

“A festa é para misturar todas as culturas. Não tenho nada contra os artistas de fora, mas os cantores da cultura popular também precisam ser valorizados e ter dignidade para trabalhar”, explicou a cantora. Lia também lembra que a Prefeitura de Itamaracá não contratou qualquer show da artista para o carnaval na cidade em 2020.

O reajuste no cachê de Lia de Itamaracá é necessário devido às demandas de seu novo espetáculo, que adicionou novos músicos e tem a presença do DJ Dolores. “Apesar do valor não ser alto, a Fundarpe não fez o reajuste e ficou inviável para a gente trabalhar dessa forma. Agora, com o show Ciranda Sem Fim, a banda cresceu e temos a participação de outros músicos, como o DJ Dolores, por exemplo. Não dá para permanecer recebendo a mesma coisa”, desabafa Beto Hees, empresário da artista.

Mesmo com este entrave com o Governo do Estado, Lia segue confirmada para shows no Recife em contratos com a prefeitura da capital durante a folia de momo. Com eles, o valor da artista foi reajustado desde o Réveillon, sem maiores problemas. Na próxima segunda-feira (24), a ciranda acontece no Pátio de São Pedro, a partir das 19h. No dia seguinte (25), Lia se apresenta na Praça do Arsenal, também às 19h.

O OUTRO LADO

O Jornal do Commercio entrou em contato com a Fundarpe solicitando uma resposta. Em nota, o órgão ligado ao Governo do Estado disse que existe "uma demanda de quase uma centena de pleitos" sobre reajuste de cachês e que a Fundarpe pretende "tratar do assunto, juntamente com a Empetur, após o Carnaval". A instituição ainda lamentou que a artista tenha recusado as apresentações para o Governo do Estado no Carnaval 2020, "mas respeitamos a decisão". Leia a nota na íntegra:

Lia de Itamaracá é Patrimônio Vivo de Pernambuco e uma das artistas mais queridas e valorizadas pela gestão estadual de cultura. Em 2019, foram contratados três shows de Lia para o Carnaval de Pernambuco. A artista também fez show na Fenearte, onde foi homenageada; e ainda uma participação especial no Palco Mestre Dominguinhos, durante o Festival de Inverno de Garanhuns, ao lado da cantora Mariene de Castro.

Em janeiro de 2020, também houve apoio para o lançamento do novo disco “Ciranda Sem Fim”, de Lia de Itamaracá, que aconteceu na Ilha de Itamaracá. Sobre aumento de cachê, existe hoje na Fundarpe uma demanda de quase uma centena de pleitos. A Fundarpe pretende tratar do assunto, juntamente com a Empetur, após o Carnaval. A ideia é criar uma comissão para que as demandas de artistas pernambucanos, sobre aumento de cachê, sejam avaliadas a partir de critérios únicos. Lamentamos que a produção de Lia de Itamaracá tenha feito a opção de não aceitar propostas para o Carnaval deste ano, mas respeitamos a decisão.
Do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.