BLOG DO EDINHO SOARES: FRENTE AO AVANÇO DO CORONAVÍRUS, DIOCESES ORIENTAM MEDIDAS PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO

sábado, 29 de fevereiro de 2020

FRENTE AO AVANÇO DO CORONAVÍRUS, DIOCESES ORIENTAM MEDIDAS PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO

Frente à notícia da confirmação do primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil,
arquidioceses e dioceses brasileiras divulgaram orientações para as celebrações da Santa Missa para combater a disseminação e a contaminação do coronavírus (COVID-19).

O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado na terça-feira, 25 de fevereiro, pelo Ministério da Saúde. Trata-se de um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que deu entrada no hospital Israelita Abert Einstein, com histórico de viagem para Itália. Ele se encontra em isolamento domiciliar.  Diariamente ele está sendo monitorado por uma equipe da vigilância.

A recomendação do bispo de Campos (RJ) e referencial da Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Roberto Ferreria Paz, é primeiramente trabalhar a prevenção e divulgar, o máximo possível, informações importantes nas cartilhas da saúde sobre este vírus e as modalidades de contágio.
Dom Roberto ressalta ainda que é de extrema importância tratar de manter a informação sobre o vírus com objetividade científica e a seriedade dos dados para evitar pânico e surtos de irracionalidade. “Sobretudo a solidariedade com as comunidades que estão padecendo ou podem estar mais expostas. Além disso, colaborar com a vigilância sanitária e estar sempre atualizado, assim poderemos correr na frente e neutralizar os riscos deste vírus para a nossa população, especialmente os mais vulneráveis”.

É importante destacar ainda que a CNBB não indica normas para as arqui/dioceses, ou seja, cada local deve observar sua realidade e indicar as providências necessárias. Cabe, portanto, aos arcebispos e bispos orientarem seus sacerdotes, bem como aos fiéis observarem as regras de higiene compatíveis com o momento.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.