Produto foi desenvolvido ao longo de quatro meses e leva a bebida do tipo
American IPA (India Pale Ale), conhecido pelo amargor alto e sabor frutado.
Duas opções gastronômicas para refrescar o calor viraram, em 2020, um
único produto: picolé de cerveja. Curiosa, a criação pernambucana mistura a
textura de um picolé com o aroma e sabor de uma cerveja artesanal. Ela é uma
aposta de duas empresas do estado para o verão e as prévias carnavalescas.
Desde a ideia até a criação do primeiro protótipo, as duas companhias
levaram sete dias. Depois de quatro meses e outros dois picolés experimentais,
a versão final passou pelo crivo de um comitê de inovação, formado por
especialistas em sorvete e cerveja, até ser lançada pelas marcas Frisabor e
Ekäut.
A escolhida foi uma cerveja American IPA (India Pale Ale), tipo encorpado
da bebida, com sabor frutado e amargor alto. “Durante os testes, fizemos
experiências com várias cervejas de vários tipos até chegarmos no rótulo atual.
Colocamos uma base neutra e deixar o sabor da cerveja mais forte. Chegamos ao
resultado de cerveja no palito”, afirmou o gerente industrial da Frisabor,
Ricardo Bicalho (veja vídeo abaixo).
Fábrica de sorvetes e cervejaria se unem para fabricar picolé de cerveja
no Grande Recife
Sem leite ou outro produto de origem animal na composição, o picolé
também é vegano. “Percebemos que a base de leite mascarava um pouco o sabor da
cerveja, então decidimos tirar para preservar o sabor. É uma criação que tem
como alvo o público cervejeiro”, afirmou o diretor executivo da Ekäut, Diogo
Chiaradia.
Com 3,25% de teor alcoólico, o picolé é liberado apenas para maiores de
18 anos. “O nosso foco grande é no verão e no nosso carnaval, mas no Nordeste,
o picolé tem uma sazonalidade muito menor do que no Sudeste, porque a gente tem
verão o ano inteiro, praticamente. Então é um produto que vai perdurar o ano
inteiro”, afirmou Charadia.
Após a produção do primeiro lote, a expectativa é que o consumidor possa
encontrar o produto em sorveterias e na cervejaria a partir do dia 9 de
janeiro, pelo preço de R$ 7. "Já estamos pensando nos próximos produtos a
partir da parceria", afirmou o diretor geral da Frisabor, Gustavo Neves.
Por G1 PE
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