BLOG DO EDINHO SOARES: CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DA CONSTRUÇÃO ATINGE MAIOR PATAMAR DESDE 2014

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DA CONSTRUÇÃO ATINGE MAIOR PATAMAR DESDE 2014

Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil - Por Agência Brasil

Essa foi a oitava alta consecutiva do setor. Os dados são da Fundação Getulio Vargas (FGV)

O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 2,1 pontos na passagem de dezembro de 2019 para janeiro deste ano. Essa foi a oitava alta consecutiva do indicador, que chegou a 94,2 pontos, maior patamar desde maio de 2014 (94,6 pontos).

O Índice de Situação Atual, que mede a confiança dos empresários da construção no momento presente, avançou 1,7 ponto e chegou a 84,3 pontos. A maior contribuição para esse resultado veio do componente “carteira de contratos”.

O Índice de Expectativas, que mede a confiança do empresariado do setor em relação aos próximos meses, cresceu 2,4 pontos e alcançou 104,2 pontos, o maior valor desde setembro de 2012 (104,5 pontos). Dos quesitos que compõem esse índice, a principal alta veio da demanda prevista para os próximos três meses.

Segundo a pesquisadora da FGV Ana Maria Castelo, o resultado de janeiro é um sinal do que deve ser a dinâmica predominante em 2020: um aumento do protagonismo da área de edificações, puxado pela melhora do mercado imobiliário residencial em 2019.

Para ela, no entanto, ainda há um longo percurso para recuperar o patamar de atividade anterior à crise. A demanda, de acordo com a pesquisadora, é o principal limitador do setor.

O Nível de Utilização da Capacidade caiu 1 ponto percentual, para 70,9%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.