BLOG DO EDINHO SOARES: MITOS E VERDADES SOBRE MEDICAMENTOS MANIPULADOS

quinta-feira, 9 de maio de 2019

MITOS E VERDADES SOBRE MEDICAMENTOS MANIPULADOS

Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais em Pernambuco esclarece dúvidas comuns de paciente sobre medicações manipuladas

É muito comum pacientes que necessitam de tratamento farmacêutico terem diversas dúvidas sobre medicamentos manipulados.  “Será que a medicação manipulada é igual ao da drogaria convencional?”; “é mais natural?”; “é mais barata?”; “tem o mesmo efeito?” são alguns questionamentos que a maioria da população realiza, quando precisa recorrer a uma farmácia de manipulação. Para solucionar estas dúvidas, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais em Pernambuco (Anfarmag – PE) aconselha os pacientes em geral tomarem alguns cuidados, já que todo remédio, salvo algumas exceções, pode ser manipulado.

Apesar de as medicações manipuladas terem a mesma efetividade que qualquer outro remédio, possibilitando ao indivíduo os mesmos resultados dos produtos vendidos em drogarias convencionais, os medicamentos manipulados podem ser a saída certa para pacientes alérgicos a determinadas substâncias. As farmácias de manipulação têm condições de preparar formulações totalmente personalizadas isentas desses alergênicos, garantindo o bem-estar do paciente.

“Os manipulados são recomendados a todas as pessoas, principalmente aquelas que são alérgicas e que possuem algum tipo de intolerâncias a aromatizantes, conservantes, corantes, glúten ou lactose. Sempre que necessário, a farmácia pode preparar formulações livres de substâncias que gerem intolerância em algumas pessoas”, indica o farmacêutico e presidente da Anfarmag-PE, Augusto César de Carvalho.

Mesmo sendo comercializada em estabelecimentos específicos, a medicação manipulada só pode ser vendida com a apresentação da receita médica, prescrita somente por um profissional de saúde qualificado, como médico, farmacêutico, dentista, nutricionista e veterinário. Como a origem da matéria-prima do medicamento manipulado é a mesma de qualquer outro laboratório, a apresentação do documento torna-se ainda mais obrigatória.

Outro questionamento muito comum entre os pacientes é com relação a faixa de preço desses remédios.  Há inúmeras situações que o medicamento manipulado pode sair mais caro, como é no caso dos remédios genéricos. No entanto, em muitas outras, pode significar um boa economia devido à eliminação de sobras e do desperdício de substâncias, já que o paciente paga apenas pela quantidade exata para determinado período de tratamento.

“O paciente e o médico sempre devem avaliar a melhor relação custo-benefício de cada escolha, já que o fator decisivo para optar pelo produto manipulado é a necessidade de personalização da fórmula, que permite que cada pessoa adquira o produto na dose exata para a necessidade de seu organismo”, explica Augusto.

Caso o paciente apresente qualquer outra dúvida, este deve procurar um profissional habilitado para esclarecer a forma mais adequada sobre o uso dos medicamentos e sobre os riscos de interação e efeitos colaterais. Dúvidas podem ser tiradas também nas farmácias de manipulação que, por ser um estabelecimento de saúde, conta obrigatoriamente com pelo menos um farmacêutico à disposição da população.

Sobre a Anfarmag

Entidade sem fins lucrativos, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais representa o setor magistral, voltado para a preparação (manipulação) de medicamentos e produtos para a saúde nas farmácias de manipulação de forma personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada paciente. O trabalho da associação é voltado para a defesa, promoção e desenvolvimento do setor magistral. Atualmente a Anfarmag conta com 14 escritórios regionais e é composta por 5 mil associados, entre empresas e profissionais que atuam no segmento, distribuídos em todo o território nacional.

Informações: www.anfarmag.org.br.
Por-Pedro Oliveira – Jornalista/DRT nº 6.820/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.