BLOG DO EDINHO SOARES: LBV E DEFENSORIA PÚBLICA DE PE NO COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

terça-feira, 21 de maio de 2019

LBV E DEFENSORIA PÚBLICA DE PE NO COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Legião da Boa Vontade – LBV em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, por meio do Núcleo da Infância e Juventude no Estado de Pernambuco, promoveu nesta última quinta-feira, 16 de maio, uma roda de diálogo com os pais e responsáveis das crianças e adolescentes assistidos pelos programas socioeducativos da Instituição, sobre a garantia de direitos e a prevenção ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dados do Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias, relacionadas à violência sexual infantil no país. O Brasil ocupa a 11ª posição no combate e prevenção. Em Pernambuco, segundo a SDS, no 1º trimestre de 2018, essa triste estatística registrou, 138 casos confirmados e 202 ocorrências.

A ação reflexiva foi apresentada pela Defensora Pública da Infância e Juventude no Estado de Pernambuco, Dra. Maria Luiza Ramos e a Profa. Dra em Direito Penal da Unicap, Vanessa Pedroso. Elas discorreram a importância do cumprimento do Estatuto da Criança e dos Adolescentes, com foco na responsabilidade dos tutores na garantia dos filhos terem acesso à educação, saúde, liberdade, credo e profissionalização, e também, as várias formas de violência.

Dra Maria Luiza, apresentou os direitos fundamentais para uma vida sadia e proteção integral das crianças e adolescentes. “Trouxemos uma experiência técnica, que se completará com quem está ouvindo, há uma interação e haverá um resultado. Contudo, se não for um resultado de mudar postura, mais será o de pensar e refletir. A nossa maior aliada é a prevenção”, afirma.
 “Ações como essa é uma sementinha que estamos plantando, como cultura, conhecimento, o que muda a sociedade é o educar, educar é crescer”, complementa a Defensora Pública.

A profa. Dra. Vanessa Pedroso, relatou as dezenas de ações que caracterizam violência à criança e ao adolescente. “Há várias formas de violência, a material, intelectual e moral, é importante refletirmos nossas ações, como estamos lidando com os nossos filhos”, esclareceu.

A mãe Zaíra Gomes, tem seis filhos, dos quais dois são assistidos pelo programa Criança: Futuro no Presente! da LBV, relatou que a ação reflexiva, contribuiu para abrir seus horizontes. “Amei o encontro, esclareceu muitas dúvidas minhas, precisamos muito do conhecimento para que possamos saber viver em harmonia com os filhos. A partir de hoje, vou mudar minhas ações com meus filhos, vou colocar em prática muita coisa que não fazia, saio do encontro bastante fortalecida, semearam uma sementinha. Estou muito feliz com essa preocupação da LBV em nos trazer o esclarecimento da vida” relatou.

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Rua dos Coelhos, 219 - Bairro dos Coelhos - Região Central do Recife - próximo ao Cais José Mariano. Informações: (81) 3413 - 8601.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.