BLOG DO EDINHO SOARES: PREÇO DO PÃO DEVERÁ SUBIR ENTRE 5% e 10% EM JUNHO

segunda-feira, 4 de junho de 2012

PREÇO DO PÃO DEVERÁ SUBIR ENTRE 5% e 10% EM JUNHO

 



O pão deverá sofrer aumento de 5% ao longo do mês de junho devido à alta do dólar. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), a valorização da moeda americana deixou a farinha de trigo entre 10% e 12% mais caro. O preço da tonelada do trigo aumentou quase US$ 40. O aumento não é linear e depende da planilha de custo de cada padaria. Em Pernambuco, o preço deverá ter aumento entre 5% e 10%.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco (Sindipão), José Cosme, o que vai determinar o novo preço é a planilha de custo de cada padaria. Muitos estabelecimentos seguraram a alta quando houve aumento da energia elétrica e do pagamento da folha salarial, e agora ficará mais difícil manter.

O presidente da Abip, Alexandre Pereira, afirma que as padarias têm interesse em conter os preços dos pães, já que sua elevação se traduz em menor consumo do produto. Uma baixa nas vendas seria como um balde de água fria para a indústria, que tenta aumentar o consumo do pão pelo brasileiro. “Esse é o nosso grande desafio. Nós temos feito diversas medidas, como mudanças nas padarias, que estão se transformando em verdadeiros centros comerciais, e tem também o enriquecimento de ferro na farinha, entre outras coisas”, disse.

No país, são consumidos cerca de 33,5 quilos por ano, metade do que consomem argentinos (70 quilos/ano) e um terço dos chilenos (90 quilos/ano). Segundo Pereira, o impacto da alta não será maior por conta da prorrogação da isenção do PIS-Cofins, que incidia sobre produtos derivados de trigo, determinada pelo Governo Federal.

No Estado, o conselho do presidente do Sindipão é que “todos revisem a planilha de custo para verificar o que pode ser feito”. “O pior momento de se aumentar o pão é este, por conta das comidas de milho”. A preocupação de Cosme é também com a queda na venda, comum aos aumentos no preço do pão.

Fonte: folhape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.