BLOG DO EDINHO SOARES: INSS: CONFIRA O QUE MUDA PARA DAR ENTRADA NA APOSENTADORIA EM 2023

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

INSS: CONFIRA O QUE MUDA PARA DAR ENTRADA NA APOSENTADORIA EM 2023

Em 2023 algumas regras da aposentadoria pelo INSS irão mudar. As atualizações são feitas todos os anos, desde que a Reforma da Previdência foi aprovada em 2019. A partir de 1º de janeiro, as regras de 2022 não valerão mais, sendo assim necessário que o brasileiro faça novas contas entre o tempo de contribuição e a idade para tentar descobrir se já pode dar entrada no pedido de aposentadoria.

Dentre as novas regras está a da idade progressiva, tendo mudado o tempo de contribuição necessário. A partir de 2023, homens que contribuíram por 35 anos e mulheres que contribuíram por 30 anos terão direito a aposentar desde que tenham a idade mínima exigida, que é de 63 anos para homens e 59 para mulheres.

No caso de mulheres, o pedido de aposentadoria ainda poderá ser feito por quem tiver 62 anos de idade e 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 15 de contribuição. A idade mínima não sobe mais a partir de 2023.

Uma vez iniciado o pedido de aposentadoria, é preciso entender em qual regra de transição o segurado se encaixa melhor. Caso seja a Regra dos Pontos, algumas questões precisam ser observadas, já que, a partir do ano que vem, o tempo de contribuição mínimo é de 30 anos para mulheres e de 35 para homens. O trabalhador deve somar o tempo de contribuição com a idade. Homens vão precisar chegar a 100 pontos enquanto mulheres a 90.

Como dar entrada na aposentadoria em 2023?

Entre no Meu INSS;

Clique no botão “Novo Pedido”;

Digite o nome do serviço/benefício que você quer;

Na lista, clique no nome do serviço/benefício;

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Sendo que  trabalhador precisa incluir a documentação pessoal e, em alguns casos, os documentos para atualização dos vínculos no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). E o prazo para conclusão do período de aposentadoria em até 90 dias.

Reportagem: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.