BLOG DO EDINHO SOARES: APAC RENOVA ALERTA DE CHUVAS MODERADAS A FORTES AO LONGO DESTA SEXTA-FEIRA

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

APAC RENOVA ALERTA DE CHUVAS MODERADAS A FORTES AO LONGO DESTA SEXTA-FEIRA

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou, na manhã desta sexta-feira (14), aviso meteorológico e indica a continuidade de chuvas com intensidade de moderada a forte na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul. Além disso, a agência estendeu a previsão para a região Agreste. O aviso é válido até, ao menos, 23h59 desta sexta. Em caso de renovação, a Apac pode emitir um novo alerta.

Segundo a agência, as chuvas estão associadas à ação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), sistema que atua no Estado há alguns dias, e ao grande teor de umidade que vem do Oceano Atlântico ocasionado por uma anomalia que eleva as temperaturas. Em casos de emergência, a população deve seguir as recomendações da Defesa Civil do seu município.

Índices de chuva

De acordo com o monitoramento de chuvas das estações da Apac, a cidade de Sirinhaém, na Mata Sul do Estado, registrou o maior índice, com 135,53 mm nas 24 horas contadas até as 9h30 desta sexta. No Recife, os maiores acumulados no período foram registrados em Santo Amaro, com 78,16 mm; Morro da Conceição, com 74,69 mm; e área do Porto, com 59,20 mm. Em Ipojuca, no Litoral Sul, choveu 59,01 mm. E em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, a estação da Apac mediu 57,88 mm.

Alerta do Inmet

Na manhã desta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta sobre o grande acumulado de chuvas para as mesmas regiões do Estado indicadas pela Apac: Metropolitana do Recife, Mata e Agreste. Segundo o instituto, são esperadas chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia até as 9h do sábado (15). Esse índice de precipitação pode gerar alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios em regiões com esse risco.

Reportagem: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.