BLOG DO EDINHO SOARES: DESMORALIZADA, CPI CHEGA AO FIM NO SENADO SEM NENHUM RESULTADO PRÁTICO

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

DESMORALIZADA, CPI CHEGA AO FIM NO SENADO SEM NENHUM RESULTADO PRÁTICO

Instalada no Senado Federal para apurar crimes cometidos durante a Pandemia, a CPI da Covid se arrastou por longos seis meses sem ter investigado os casos de corrupção promovidos por governadores e prefeitos, que ficaram conhecidos como escândalos do Covidão. Com maioria de opositores do Governo Federal, a CPI até conseguiu constranger o presidente Jair Bolsonaro por algum tempo ao gerar fatos midiático, porém, a aprovação do relatório final foi feita com os holofotes já apagados, tendo em vista que o público já está cansado com os sucessivos factoides que são apresentados.
 
Não bastando a perda de força na reta final, a desmoralização cabal ainda veio do próprio ministro do STF que determinou a abertura da CPI. Em entrevista ao UOL, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que a inclusão de crimes no relatório da CPI é mais política do que jurídica, reafirmou a independência funcional do Ministério Público e afirmou que o órgão não é obrigado a acatar nenhum dos 80 pedidos de indiciamento. “O Ministério Público não estará vinculado a esta tipificação. O Ministério Público deverá trabalhar com os fatos que foram apurados e podem dar os ministérios públicos, diferente qualificação a esses fatos ou até considerá-los atípicos”, disse o ministro.
 
A CPI da Covid poderia ter passado o Brasil a limpo, investigado irregularidades cometidas com recursos destinados ao combate à Covid-19 e poderia ter sido mais um instrumento de combate à corrupção sistêmica do país. Entretanto, a maioria dos senadores preferiu desperdiçar essa oportunidade para fortalecer uma oposição rasteira e mesquinha ao presidente Jair Bolsonaro. O resultado prático da CPI será nulo, tendo em vista que todos os fatos apontados no relatório já eram de conhecimento do Ministério Público, que não reconheceu materialidade delitiva na maioria deles e não precisava de tamanho desperdício de verbas públicas para cumprir a sua função.
 
Por/Diego Lagedo - Pernambuco em Pauta

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.