BLOG DO EDINHO SOARES: GREENPEACE - NOTÍCIAS DA ATIVISTA ANA PAULA

terça-feira, 26 de novembro de 2013

GREENPEACE - NOTÍCIAS DA ATIVISTA ANA PAULA


 (© Dmitri Sharomov / Greenpeace) 
Conhecemos dona Rosangela há dois meses, quando telefonamos para dar a dolorosa notícia de que sua filha, nossa colega Ana Paula Maciel, estava entre os 30 presos na Rússia por um protesto pacífico pelo Ártico.
Apesar da distância – dona Rosangela vive em Porto Alegre e nós, em São Paulo –mantivemos contato diário com ela, informando cada novo passo dessa complicada e insana história de injustiça.
Era natural que nossa relação com dona Rosangela se estreitasse, afinal compartilhávamos a dor da incerteza sobre o futuro de Ana. Aprendemos rapidamente a admirar a força desta mulher que, apesar da tristeza, manteve a fé e o orgulho pela filha.
Também era inevitável pensar que essa mãe poderia ser a minha ou de qualquer outro colega do Greenpeace. Por isso, nosso maior desejo era devolver Ana Paula sã e salva aos braços da mãe.
Essa cena finalmente se realizou no domingo, quando dona Rosangela desembarcou no aeroporto de São Petersburgo e foi recebida pela filha com um carinhoso e longo abraço. Daqui do Brasil, com o coração apertado, assistimos tudo pela televisão e respiramos aliviados.
Dona Rosangela e Ana Paula sabem que a história ainda não acabou. Apesar de estarem fora da cadeia, Ana Paula e todo o grupo dos 30 do Ártico ainda estão sendo processadas por pirataria e vandalismo, duas acusações muito distantes do que significa atuar pelo Greenpeace. Além disso, nosso colega australiano Colin Russell teve a fiança negada e continua atrás das grades.
Por isso, não podemos esmorecer agora. A pressão das pessoas nas ruas foi fundamental para mudar os rumos dessa história. Mas ela só vai acabar quando todas as acusações forem derrubadas, nossos ativistas puderem voltar para casa e o navio Arctic Sunrise estiver novamente livre para navegar pelos quatro cantos do mundo.
Precisamos de sua ajuda! Assine a petição e some-se ao coro daqueles que acreditam na justiça. Peça às autoridades russas para extinguirem esse processo. Afinal, ativismo pacífico não pode ser confundido com pirataria ou vandalismo. Junte-se a nós, doe para o Greenpeace.

Por/Fabiana Alves-Coordenadora da Campanha Clima e Energia-Greenpeace Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.