BLOG DO EDINHO SOARES: BELA VITÓRIA DA SOCIEDADE CIVIL COM A MANUTENÇÃO DA SECULT-PE E A ADESÃO DE PERNAMBUCO AO SNC!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

BELA VITÓRIA DA SOCIEDADE CIVIL COM A MANUTENÇÃO DA SECULT-PE E A ADESÃO DE PERNAMBUCO AO SNC!




 
Alertada por diversas matérias publicadas em jornais e blogs dos principais veículos de comunicação de Pernambuco da existência de proposta de extinção da Secretaria Estadual de Cultura no contexto do projeto de reforma administrativa a ser encaminhado pelo governador Eduardo Campos para apreciação da Assembleia Legislativa, a sociedade civil se mobilizou. Como cidadão e militante comprometido com a cultura fui um dos que expressaram discordância com essa proposta e, de forma pública e transparente, publiquei texto na minha página do Facebook com a minha opinião sobre a questão e as razões que, na minha visão, levavam o governo estadual a apresentar essa proposta. Tive a satisfação de ver que o texto que publiquei ajudou a esclarecer essas questões e teve uma grande repercussão nas redes sociais, contribuindo para a mobilização da sociedade e repercussão desses temas nos meios de comunicação. Entretanto, foi apenas uma das muitas manifestações, pois foram inúmeras pessoas, especialmente artistas, produtores, agentes e gestores culturais que se mobilizaram e tornaram público a total desaprovação à extinção da Secretaria Estadual de Cultura, a não adesão de Pernambuco ao Sistema Nacional de Cultura e ao formato antidemocrático do atual Conselho Estadual de Cultura.
Por conta da repercussão do meu post fui atacado injustificadamente e grosseiramente pelo senhor Evaldo Costa, Secretário de Imprensa do Governo do Estado. Quem me conhece sabe que não sou leviano, muito menos irresponsável. Milito politicamente há mais de quarenta anos. Sempre atuei com a maior seriedade, defendendo com ênfase as minhas opiniões, mas respeitando as opiniões divergentes. Por isso, tenho o orgulho de ser uma pessoa respeitada por todos, inclusive pelos adversários. Não me manifestei para aparecer, mas como militante da cultura externar democraticamente a minha opinião. Fico feliz por ter dado a minha contribuição.
Aprendi muito participando dessa mobilização pelas redes sociais. Foi um belo movimento coletivo de extraordinário exercício de cidadania e com resultados impressionantes. Em 24 horas foi criado um grupo de Direitos Culturais com mais de 300 membros, recolhidas centenas de assinaturas em abaixo-assinado, centenas de compartilhamentos e milhares de acessos na internet. A força e repercussão foi tamanha que levou o governador Eduardo Campos a recuar e retirar a Secretaria de Cultura da Reforma Administrativa e, ainda, anunciar a adesão do Estado de Pernambuco ao Sistema Nacional de Cultura.
Numa atitude democrática, o governador sairia engrandecido do episódio se reconhecesse publicamente o erro que seria cometido e agradecesse à sociedade pela importante contribuição que deu para o acerto da sua posição de manter a Secretaria Estadual de Cultura e aderir ao Sistema Nacional de Cultura. Infelizmente, essa não foi a sua atitude. No lugar de agradecer acusou a sociedade civil e a imprensa de inventar boato. Tenta, inutilmente, dizer que no governo nunca foi ventilada a extinção da Secretaria de Cultura.
Parabéns à imprensa que investigou e informou antecipadamente para a sociedade o que poderia acontecer com a Secretaria de Cultura na reforma administrativa e possibilitou, desta forma, uma grande mobilização social. Parabéns, principalmente, a todos que fazem a cultura e se mobilizaram para essa grande vitória. Mas é bom lembrar que essa é apenas uma batalha, muitas ainda virão. Mas, certamente, essa bela experiência vai nos dar muita força para novas conquistas. VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!
Por/João Roberto Peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.