BLOG DO EDINHO SOARES: COVID-19: SÃO PAULO TEM RECORDE DE MORTES EM 24 HORAS PELO 2º DIA SEGUIDO

quarta-feira, 17 de junho de 2020

COVID-19: SÃO PAULO TEM RECORDE DE MORTES EM 24 HORAS PELO 2º DIA SEGUIDO

O Estado de São Paulo registrou recorde de mortos pelo novo coronavírus no intervalo de 24 horas pelo segundo dia seguido. Segundo dados apresentados pelo governo João Doria (PSDB), foram registradas 389 novas mortes entre terça e quarta-feira (17).

Ao todo, o estado já registrou 11.521 óbitos e 191.517 casos confirmados, de acordo com os números atualizados pelo secretário Estadual de Saúde, José Henrique Germann, na coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. Já a alta de casos nesta quarta foi de apenas 1.232 novas confirmações, ocorrida por um erro no sistema de registros, segundo Germann.

O recorde anterior havia sido registrado na terça-feira, quando ocorreram 365 novas mortes em 24 horas. Também na terça, São Paulo teve o maior número de casos confirmados, com 8.825 novos infectados em 24 horas.

MENOS CASOS SÃO ERROS EM SISTEMA

A queda drástica no número de novos casos de um dia para outro - de 8,8 mil na terça para 1,2 mil na quarta - ocorre devido a um erro no sistema eletrônico do SUS (Sistema Único de Saúde), que recebe e tabula os registros de casos mais leves.

“Houve um problema no e-SUS, que é o sistema que levanta os casos mais leves, e por isso foi muito pequena a mudança. E amanhã (quinta-feira, 17) ele entrando em operação nós teremos um aporte que significará (os casos) de ontem e de hoje. No caso de óbitos, não (houve erro). Ele vem por outro sistema e o número aqui está de acordo”, explicou Germann.

Na avaliação do secretário - assim como disse a equipe de saúde na terça - o aumento registrado no número de óbitos está dentro do cenário esperado pelo governo e pelo Comitê de Combate ao Coronavírus em São Paulo. Em projeção passada nesta segunda-feira (15), o governo afirmou que estima encerrar o mês de junho com o número total de óbitos pela Covid-19 variando entre 15 mil e 18 mil vidas perdidas.

O número de pacientes internados no estado de São Paulo com suspeita ou confirmação do novo coronavírus registrou uma pequena diminuição nesta quarta, caindo de 13.735 para 13.680. Ao todo, são 5.257 pacientes internados em leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e outros 8.423 em leitos de enfermaria, de baixa e média complexidade.

O percentual de lotação dos leitos de UTIs se manteve o mesmo, tanto no estado (70,6%) quanto na região da Grande São Paulo (77,1%).
Por/João Conrado Kneipp-Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.