BLOG DO EDINHO SOARES: ESPIRITUALIDADE E MEDICINA ALIADAS NO TRATAMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS

sábado, 18 de março de 2023

ESPIRITUALIDADE E MEDICINA ALIADAS NO TRATAMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS

Paiva Netto 

Diagnósticos de depressão e ansiedade graves, assim como quadros psicóticos de humor e personalidade, têm crescido, trazendo grande preocupação. Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental de 2022, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 16 de junho de 2022, houve aumento alarmante de transtornos mentais desde 2019, tendo piorado após a pandemia de Covid-19. A OMS, em 2019, estimava que a ansiedade representava 31% e a depressão, 28,9% de um total de 1 bilhão de pessoas afetadas no mundo. O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países da América Latina, de acordo com dados da OPAS/OMS. A OMS ainda estima que houve um aumento dos casos de depressão e ansiedade de 25% no mundo todo durante o primeiro ano do surto do coronavírus. Essas enfermidades continuam sendo a principal causa de incapacidade em todo mundo. 

Ainda que parte dessas ocorrências possa estar catalogada de forma imprecisa como distúrbio — pois entendemos que há também o conjunto de naturais manifestações de uma sensitividade espiritual necessitada de equilíbrio e de orientação específica —, observa-se que o tema é verdadeiramente digno de um olhar da sociedade mais atento, cuidadoso e livre de qualquer preconceito. 

Afinal, ainda há muito a se compreender, espiritual e materialmente falando. Portanto, não se deve ter vergonha ou medo de diagnósticos dessa natureza. Pelo contrário. É preciso encará-los com serenidade e Fé Realizante, a fim de enfrentar e superar qualquer aspecto clínico adverso, contando sempre com o indispensável amparo de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. Costumo afirmar que o organismo humano é a mais extraordinária máquina do mundo. Mesmo assim, falha. Contudo, com Amor Fraterno até os remédios passam a ter melhor resultado. (...) 

Pari passu com as políticas públicas e com os cuidados médicos, psiquiátricos e psicológicos dispensados aos pacientes, não se pode deixar de lado, nos diálogos em família e em comunidade, o devido suporte social e a imprescindível presença da Espiritualidade Ecumênica. É indispensável o esclarecimento dos que os cercam sobre a importância de seguir com seriedade o tratamento medicamentoso e psicoterapêutico prescrito, porquanto é Jesus, o Taumaturgo Celeste, quem nos afiança: “Na vossa perseverança, salvareis as vossas Almas” (Evangelho, segundo Lucas, 21:19). 

O Mundo Espiritual não é uma abstração. Ele é (ainda) invisível, mas existe. Não abdiquemos de sua valiosa contribuição à nossa melhora física, que tem início na saúde espiritual. 

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.  

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.