BLOG DO EDINHO SOARES: A DATA QUE NEM TODOS CONHECEM

segunda-feira, 6 de março de 2023

A DATA QUE NEM TODOS CONHECEM

Nos últimos dias, com a aproximação do feriado estadual em celebração a Data Magna, muitos pernambucanos voltaram a perguntar o que seria essa data. Ela celebra 06 de março de 1817, dia que marcou o início da Revolução Pernambucana, movimento que fez Pernambuco declarar independência do Brasil Colonial, passando a ser um país autônomo. Naquele momento era criado um governo provisório e instituída uma constituição. Tudo isso durou 75 dias.

Entre os principais pilares da Revolução Pernambucana estavam o livre pensamento, o fim dos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa, o direito à cidadania, a liberdade de imprensa e de culto e a instituição dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário). Mas, importante destacar que também foi defendida a manutenção do trabalho escravo, o que revela que a camada mais pobre do período não teve espaço de participação. Para alguns historiadores, parte contraditória do movimento.

Hoje, no Palácio do Campo das Princesas, haverá uma cerimônia em comemoração à data. A governadora Raquel Lyra (PSDB) fará hasteamento das bandeiras e aposição de flores no Monumento dos Heróis da Revolução de 1817, em homenagem aos líderes e mártires do movimento, tais como Padre João Ribeiro, Cruz Cabugá, Domingos Martins e José de Barros Lima. Eles foram condenados e mortos em praça pública, após a derrota da revolução.

Por/Alfredo Neto-Blog do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.