BLOG DO EDINHO SOARES: HOTÉIS E POUSADAS PODERÃO FUNCIONAR NORMALMENTE DURANTE QUARENTENA EM PERNAMBUCO

terça-feira, 16 de março de 2021

HOTÉIS E POUSADAS PODERÃO FUNCIONAR NORMALMENTE DURANTE QUARENTENA EM PERNAMBUCO

Diferente da quarentena rígida imposta no final de maio de 2020, quando as restrições foram divididas entre serviços essenciais e não essenciais, dessa vez o Governo de Pernambuco abriu exceções nas medidas que vigorarão entre os próximos dias 18 e 28 de março, em todo o território estadual.

Entre elas está a permissão para o funcionamento de hotéis e pousadas, incluindo os restaurantes que funcionam no interior desses empreendimentos, contanto que atendam apenas aos hóspedes.

Além dos hotéis e pousadas, outros setores não essenciais também terão as atividades presenciais liberadas durante a quarentena, segundo o decreto do Governo do Estado publicado nesta segunda-feira (15). São eles a construção civil e as lojas de veículos.

Já os restaurantes, lanchonetes e similares não poderão abrir para o público, mas têm autorização para atuar no sistema de entrega e retirada. O mesmo vale para as lojas dos shoppings centers.

As escolas e universidades, por sua vez, terão as aulas presenciais suspensas, mas poderão funcionar para atividades administrativas e para gravação de videoaulas. Os serviços presenciais em escritórios serão proibidos, exceto casos urgentes nos ramos de advocacia, arquitetura e contabilidade.

Outra diferença em relação à quarentena de 2020 é que não haverá restrições na movimentação de pessoas nas ruas, embora o intuito seja manter a população em casa o máximo possível, saindo apenas para o que for necessário.

No ano passado, alguns municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) tiveram rodízio de veículos de acordo com as placas. Além disso, pedestres foram instruídos a andar com documento de identidade e comprovante de residência para caso fossem abordados por profissionais de fiscalização.

“Por mais que a gente não esteja tirando o direito de ir e vir, ajude”, implorou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa remota realizada nesta segunda.feira (15), data em que foi feito o anúncio das novas medidas.

“O que o governo está colocando com esse decreto é que não basta abrir leitos. Nesse momento, é fundamental interromper a transmissão do vírus. Não vamos conseguir isso sem o apoio da população. Precisamos de uma grande união pela preservação da vida. Vamos procurar ficar em casa. E, se houver necessidade de sair, respeitar os protocolos, usar a máscara corretamente, cobrindo boca e nariz, fazer distanciamento e higienizar as mãos”, completou Longo.

Reportagem: Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.