BLOG DO EDINHO SOARES: REALIZADA EM OROBÓ A 1º REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO CENSO 2020

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

REALIZADA EM OROBÓ A 1º REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO CENSO 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou em Orobó, na última quarta-feira (25/09), a 1º Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020, onde foram apresentadas as metas, diretrizes referente à realização de mais uma edição do Senso Demográfica Brasileiro, que acontecerá no próximo ano.

 O encontro aconteceu no Portal de Inclusão Digital e reuniu representantes do executivo, com a presença do Prefeito do município Cléber Chaparral, a Primeira Dama Juliana de Chaparral, Vereadores, o Procurador Geral do município Drº. Leopoldo, Secretários Municipais, representante do IPA Senhor Wilson e demais agentes sociais.

O coordenador regional do IBGE, senhor Francisco Eudes (Chicão), assinalou a importância do apoio logístico do município e o envolvimento de todos para o êxito e precisão dos trabalhos a serem realizados, e informou ainda, que o encontro é uma preparação para que os cidadãos oroboenses estejam abertos a receber a visita dos recenseadores, e ainda divulgou o Processo Seletivo Simplificado (PSS) que selecionará recenseadores, coordenadores e supervisores.

Em Orobó serão 19 recenseadores para atender aproximadamente 6.704 domicílios, conforme estimativa do Instituto. Eles percorrerão o município de agosto a outubro de 2020. São dois tipos de questionários: um por amostra, com 76 quesitos e outro básico, com 26. Quarenta por cento da população responderá ao mais completo e sessenta por cento ao mais simples, explicou Chicão.

O censo acontece a cada dez anos e tem como objetivo saber quantos somos, como somos e como vivemos. São estas informações que vão traçar o retrato da sociedade brasileira e dar o norte para o Governo planejar ações e políticas públicas. Um exemplo da necessidade de se ter esses dados é o cálculo da alíquota de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é feito de acordo com o número de habitantes, dentre outros critérios. Por isso a importância de não se negar a receber o recenseador e responder ao questionário de acordo com a realidade. Além do Governo, as instituições privadas também se utilizam dos dados do IBGE.

Para a realização do Censo, a Prefeitura de Orobó, vai disponibilizar um local com infraestrutura onde será instalado o Posto de Coleta, iniciar um trabalho de conscientização com a população, e ajudar na divulgação do PSS, que será realizado em três etapas: coordenador censitário de subárea, realizado no início deste mês; agente censitário municipal e agente censitário supervisor, em fevereiro de 2020; recenseador em março de 2020. Para os interessados em trabalhar no Censo, é preciso aguardar a publicação do edital e acompanhar as etapas no endereço eletrônico censo2020.ibge.gov.br.

Futura equipe em Orobó

01 - ACM;
02 - Supervisores;
19 - Recenseadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.