BLOG DO EDINHO SOARES: MORRE DONA VALDECIRA, PROFESSORA, EX-SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E ESPOSA DO EX-PREFEITO MANUEL JOÃO

sábado, 21 de setembro de 2019

MORRE DONA VALDECIRA, PROFESSORA, EX-SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E ESPOSA DO EX-PREFEITO MANUEL JOÃO

Orobó amanheceu triste neste sábado, dia 21 de setembro de 2019, com a partida para a casa de Deus, de comadre VALDECIRA MARIA DOS SANTOS, esposa do inesquecível ex-prefeito de Orobó, Manuel João dos Santos Filho, O seu falecimento ocorreu, nesta sexta-feira, dia 20, por volta das 23 horas, em Recife. O corpo está velado em sua residência em Orobó, e o sepultamento ocorrerá hoje, (21), às 16 horas; no Cemitério da Cidade. 

A mesma foi uma guerreira que lutou imensamente pela vida. Sofreu muito. Mas, nunca perdeu a sua FÉ EM DEUS e a garra de lutar. Ela era apaixonadíssima pelo seu esposo Manuel João, por sua família e por Orobó. Eu e minha esposa professora Socorro Aguiar tivemos a honra de tê-la como amiga e madrinha do nosso casamento e madrinha da nossa filha Marianne Laís. 
Valdecira, era professora e exerceu o cargo de Secretária de Educação do Município nos mandatos de vários prefeitos e também, foi DIRETORA DA GRE DO VALE DO CAPIBARIBE DE LIMOEIRO, no governo de Dr. MIGUEL ARRAES.

Um grande legado deixou a educação de Orobó. Desde os seus exemplos como professora à secretária de educação do município. Sempre com uma atenção singular voltada para todos, principalmente, para os que a procuravam. Sem pressa e com um sorriso nos lábios atendia a todos(as) de forma ímpar do qual lhe era peculiar. E tudo era resolvido, conforme atendendo as necessidades.
Comadre Valdecira, foi uma extraordinária filha, esposa, mãe, professora, secretária de Educação e amiga de todos! 

CONTO AQUI UMA HISTÓRIA, DENTRE TANTAS QUE ME VEIO A MENTE.

Em 17 de março de 1992, muitas pessoas me procuraram para saber se era verdade que Manuel João havia desistido de disputar a eleição para prefeito de Orobó. E eu, sempre respondia que isso não era verdade. Mas, esse questionamento foi aumentando e fui a casa de compadre Manuel João saber dessa história.

Quando cheguei lá, o mesmo não se encontrava. Então procurei comadre Valdecira que estava saindo da secretaria de educação. E neste momento, eu perguntei: Comadre, cadê Manuel João? Que conversa é essa que estão dizendo na cidade de que ele desistiu da candidatura de prefeito e as lideranças estão vindo me indagar?

Ela olhou pra mim e disse: Compadre, ele está todo diferente e saiu de casa, hoje, bem cedinho. Só me disse que ia para o Recife.

Eu disse pra ela: Comadre, se isso for verdade, Manuel João está se acabando e acabando com a gente que passou quatro (04) anos lançando e levantando o nome dele para prefeito de Orobó e na hora que as lideranças, os delegados sindicais, os vereadores, as lideranças políticas e o povo em geral o aceitam, ele faz isso conosco? Isso é muito ruim.

Ela me olhou e perguntou: E você pensa em fazer o quê, compadre Manuel Mariano? Eu respondi. Vou juntar as lideranças e vamos agora mesmo a procura dele, aonde estiver para fazê-lo ser candidato. E disse também: Comadre Valdecira, a senhora topa ir com a gente? A mesma respondeu imediatamente, que iria sim. Eu fiquei tão feliz que lhe dei um abraço, dizendo que com a presença dela seria mais fácil.

Neste momento, eu segui para um lado e ela para o outro. Em fração de um minuto, eu parei na calçada e gritei. Comadre, comadre. Ela parou e eu me dirigi e perguntei: Ó minha comadre Valdecira, me diga uma coisa: a gente vai a procura dele, mas, se por ventura Manuel João não aceitar de jeito nenhum, a senhora aceita ser  a nossa candidata a prefeita de Orobó? Ela me olhou firmemente, e me disse: aceito sim, compadre.

Aí eu fiquei mais alegre ainda e lhe dei  outro grande abraço e sai mobilizando o povo e quando alguém me indagava: e agora Manuel Mariano, quem é que a gente vai apoiar. Eu respondia, não se preocupe. Manuel João será o nosso candidato. Mas, se por acaso ele não aceitar de forma alguma, pode ficar certo (a)  de que a nossa candidata será comadre VALDECIRA. E eu não encontrei ninguém que fosse contra. Mas, graças a Deus tudo deu certo e a gente encontrou Manuel João e tivemos uma reunião TENSA E MUITO TENSA com ele, e no final deu tudo certo. Ele foi candidato, fez uma campanha muito linda e terminou vencendo. 

REPITO: Toda essa história, aconteceu no dia 17 de Março de 1992, na calçada da antiga secretaria de educação.
RELATO UM POUCO DA HISTÓRIA DO MEU COMPADRE MANOEL JOÃO DOS SANTOS FILHO EX-PREFEITO DE OROBÓ

O ex-prefeito MANOEL JOÃO DOS SANTOS FILHO, Filho de pessoas humildes, mas de um coração grandioso.  Esposo, pai, irmão, cunhado, tio, amigo, padrinho, compadre, guerreiro,  líder, sensível às causas dos trabalhadores e popular, partiu para a eternidade o  Mané Jão, o Mané do Povo de uma maneira tão silenciosa e inesperada no silêncio do final da madrugada.

Com Manoel João, meu compadre,
nós tivemos muitos momentos bons, juntos, e também com o meu saudoso papai Mariano José da Silva, conhecido por seu Mariano do Sindicato de Bom Jardim. Nós participamos de muitos programas de rádio, na antiga Rádio Difusora de Limoeiro (hoje rádio jornal) apresentando programas do Círculo Operário e da Cooperativa levando a mensagem do associativismo ao homem e a mulher do campo e também participamos em Orobó de muitos movimentos organizados pelo Círculo Operário, que na época Manoel João era o presidente, Manuel Mariano, secretário, o saudoso Pierre tesoureiro, e Seu Biu Emiliano, presidente de honra. Como também, da cooperativa mista dos trabalhadores rurais, fizemos muitos movimentos, muitos projetos para os agricultores. 

EXEMPLO: Vaca na corda, boi na corda, caprino-cultura, suíno-cultura, criação de galinha, hortas comunitárias, inhame, maniva (mandioca), dentre tantos outros.

Nós tivemos, também,  uma vida ativa na política, quando apoiamos Manoel João, para o seu primeiro mandato de vereador em 1988, e naquela eleição, tivemos a graça de fazê-lo o vereador mais votado e em 1992 nós fizemos um movimento muito grande liderado por muitos companheiros dentre eles Manuel Mariano, para fazer com que Manoel João aceitasse ser candidato a prefeito de Orobó e quando ele aceitou (depois de muita recusa) diante de uma grande multidão no dia 19 de Março de 1992, ele aceitou o chamado da população e disputou com muita garra, apoio popular e venceu as eleições.

Quando assumiu a prefeitura de Orobó em janeiro de 1993, começou fazer um trabalho diferente e eu, Manuel Mariano, tive a honra de ser convidado por ele para ser secretário de agricultura e naquele momento, nós começamos a levar energia para as comunidades rurais, com recursos da prefeitura e também com recursos do Governo do Estado, que na época era Dr. Miguel Arraes o governador de Pernambuco, e assim,  Orobó foi na gestão dele 90% energizado, como também as casas de taipa que existiam no município de Orobó, Manoel João  com toda a sua equipe começou a fazer um trabalho acabando com todas aquelas de Taipa e construindo casas de alvenaria com recursos da prefeitura para aquelas famílias mais humildes do município. Ou seja, famílias do campo, distritos, povoados e cidade.

Orobó nunca havia recebido um trio elétrico, pois só com Manoel João isso foi possível acontecer na sua primeira administração com a realização de muitas festas para a alegria da população.

Nas gestões do mesmo muitos calçamentos foram construídos em todo município de Orobó. Exemplo:  Chã do Rocha, Feira Nova, Matinadas, Umburetama, Serra Capoeira, Vila da Sardinha, Machadinho e muitas outras localidades. Manoel João conseguiu desapropriar pela prefeitura, muitas terras para construção de vilas populares, para aquelas pessoas mais carentes. Manoel João conseguiu trazer a telefonia fixa para Orobó, porque antigamente, só havia o posto de serviço (PS) que funcionava junto a Câmara de Vereadores. Ele conseguiu construir o prédio da telemar na época próximo da Compesa e da Escola Abílio Barbosa e Orobó passou a ter a telefonia fixa a partir de 93/94.

Conseguiu também celebrar o convênio do hospital Severino Távora com o SUS, Construiu e reformou diversos postos de saúde (PSF's), escolas, doou o terreno para a construção da escola Rita Maria e a construção da academia das cidades (Academia da Saúde), construiu quadras de esportes, salões comunitários, capelas, colocou ambulâncias na cidade, em umburetama, Matinadas, Chã do Rocha e carros de aluguel em várias comunidades para socorrer as pessoas em caso de doença, comprou o primeiro ônibus para a prefeitura, fez importantes parcerias da prefeitura com o hospital, a cooperativa, o sindicato e as associações comunitárias para ajudar a população, sempre gostou de ajudar as famílias carentes com cestas básicas e ajudas financeiras de R$ 200, 300, 400 e 500 reais, na sua primeira gestão, quando ainda não existia o Bolsa Família do governo federal e continuou nos mandatos seguintes, mesmo com o advento do Bolsa Família e outros problemas bons para os mais necessitados.

Manoel João nunca foi um homem violento. Sempre foi um cidadão do bem e do Diálogo que procurava uma maneira de ajudar as pessoas que o abordava. Não conseguia se intrigar com quem quer que fosse. Sempre estava de portas abertas para receber a todos que gostavam ou não gostavam dele. Era um homem católico e fiel a sua esposa Valdecira Maria dos Santos e por onde passava era uma verdadeira festa.

O ex-prefeito Manoel João tinha uma grande facilidade de fazer amizades e era bastante conhecido dos ex-governadores de Pernambuco, secretários de estado, deputados federais e estaduais e em todos os órgãos do governo.  Era implacável na busca de recursos e novos projetos para o seu município.

Os Bairros Mariapólis, Manoel de Aprigio, São Francisco, Vila do Matadouro, do Cemitério e muitos outros, foram construídos na gestão do ex-prefeito Manoel João para aquelas famílias que não possuiam suas casas.

Manoel João foi agricultor, ticuqueiro, trabalhou cortando e limpando cana no sul e muito trabalhou de alugado no cabo da enxada para manter a sua família, foi professor da escola radiofônica da sua comunidade Serra de Capoeira, delegado sindical, sócio fundador e presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Orobó, presidente da Cooperativa Mista dos trabalhadores Rurais, presidente do Círculo Operário que tem o hospital Severino Távora, presidente da Câmara Municipal de vereadores, o vereador mais votado nas eleições de 1988 e foi eleito prefeito do município de Orobó por três mandatos, nos anos de 1993 a 1996, de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012.

Sempre votou na família Tanques. Ou seja, nos ex-prefeitos; Rafael Virgolino de Aguiar, Dr. Adelino da Mata Ribeiro, Manoel da Mata Ribeiro, José Geraldo de Aguiar, Maria Frazão de Aguiar (Dona Marieta), Dr. José Reinaldo da Costa Gomes, nele próprio e em José Francisco da Silva. Era um político muito habilidoso e assim sendo ganhou 99% das eleições que apoiou, votou e disputou.

Na verdade Manoel João fez história em Orobó no sindicato, na cooperativa, no círculo operário, na câmara de vereadores e na prefeitura. O mesmo não chegou a ser deputado estadual porque não quis. Mas, teve grandes oportunidades.

Escrito por Manuel Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.