BLOG DO EDINHO SOARES: COLUNA POLÍTICA: GLEIDE ÂNGELO ENTRE A FORÇA DA CANETA E A POPULARIDADE

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

COLUNA POLÍTICA: GLEIDE ÂNGELO ENTRE A FORÇA DA CANETA E A POPULARIDADE

A delegada Gleide Ângelo (PSB) surpreendeu os mais otimistas dos simpatizantes nas eleições deste ano. Ultrapassando a casa dos 400 mil votos para o cargo de deputada estadual, a socialista se tornou o “fenômeno” das urnas pernambucanas. Conhecida pelos resultados positivos em investigações policiais que repercutiram no Estado, além da intensa defesa da liberdade e do empoderamento das mulheres, com palestras realizadas em diversos municípios no período pré-eleitoral, Gleide alcançou o topo de candidata mais votada, desbancando favoritos com larga vantagem.

Nos bastidores do Governo do Estado, o nome dela é lembrado para, possivelmente, assumir uma secretaria. O convite surgindo e ela aceitando, terá a força da caneta, mas estará indo de encontro à confiança de milhares de pernambucanos, em especial, eleitoras, que viram na delegada a esperança de uma voz forte e contínua na defesa da classe, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Para a sua imagem, cumprir o papel no Legislativo, honrando cada voto, será muito mais proveitoso em todos os aspectos, principalmente, o político.

Pré-candidata – Num rápido papo informal com a professora Rosejara Ramos (sem partido), a ex-secretária de Educação de Limoeiro revelou a este colunista que recebeu mais de um convite para ser candidata ao cargo de prefeita em 2020, sem citar de quais partidos ou grupos. Em outras pré-campanhas o mesmo ocorreu, mas a resposta foi negativa. Dessa vez, o "não" tem dado espaço ao “vamos analisar”. “Os bons estão ficando de fora da política e isso não pode acontecer”, pontuou Rosejara.

Articulações – O deputado federal eleito João Campos (PSB) vem sendo sondado para assumir a Secretaria Estadual das Cidades. Fontes socialistas afirmam que há indícios de que essa possível nomeação seja uma estratégia para as eleições de 2020. O nome do filho de Eduardo Campos (falecido) integra a lista de pré-candidatos do PSB a prefeitura do Recife. No outro lado da moeda, isso ocorrendo, João deixará dezenas de municípios órfãos de um representante na Câmara dos Deputados, inclusive, Limoeiro.

E o comércio? – Ouvi de muitos que a indicação do presidente da CDL, Nilo Queiroz, para assumir a Secretaria de Indústria e Comércio de Limoeiro teria sido uma forma de esfriar a pré-candidatura a prefeito de Wellington Vasconcelos (PSB), que recentemente deixou a pasta. O prefeito Joãozinho (PSB) afirmou que foi convite pessoal (diante da experiência de Nilo com as atividades empresariais), diferente do que aconteceu com Wellington, uma indicação da classe lojista. Wellington segue, sem alarde, nas articulações e ganhando a simpatia de outros setores. Tem até ex-vereador com almoço marcado.

Rapidinhas

Eleição – O vereador Oim (PSB) venceu a eleição para presidência da Câmara de João Alfredo. Ele é oposicionista a atual gestão municipal, mas articulou e montou uma chapa com vereadores da bancada de situação. A outra chapa encabeçada por Keinho (PP) não compareceu: W x O

Rejeição – O deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) disse que vai recorrer da decisão do TCE, que recomendou a rejeição das contas da prefeitura de Limoeiro, exercício 2014. Naquele ano, ele foi o gestor durante os 3 primeiros meses.

Onde há fumaça, há fogo – O Palácio vai mesmo ficar de fora das articulações para presidência da ALEPE?

Do Blog do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.