BLOG DO EDINHO SOARES: DESTAQUE ABLOGPE - COM PAULO HENRIQUE AMORIM

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

DESTAQUE ABLOGPE - COM PAULO HENRIQUE AMORIM

Paulo Henrique Amorim, apresentador do Domingo Espetacular da TV Clube/Record, fez palestra de Como o atual cenário econômico tem impactado nos investimentos e as perspectivas para o Brasil, na noite de ontem, quarta-feira (15), no auditório da Fiepe – Recife.

O jornalista de forma clara e objetiva avaliou o atual panorama econômico levando em consideração os fatores econômicos e políticos externos que interferem na dinâmica e no planejamento da economia. Henrique Amorim acredita no potencial econômico brasileiro, reconhece os avanços obtidos nos últimos anos e sinaliza boas perspectivas para o País. 

Acompanhando a palestra, o presidente da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE) – Lissandro Nascimento, trocou informações sobre o mundo digital, pelo qual o jornalista da Record também exerce a atividade de blogueiro onde publica suas opiniões pessoais no Blog “Conversa Afiada”. 

A palestra que teve o apoio do SEBRAE e da Caixa, foi voltada para executivos, gerentes e profissionais de áreas comerciais, administração e marketing de empresas do segmento industrial comercial ou de serviços. Ele mostrou os desafios para o Brasil e para o mundo, quando abordou o perfil do mercado consumidor, as novas oportunidades de negócios e de como as empresas podem se beneficiar da conjuntura atual, antecipando as tendências da economia mundial para os próximos meses.

Ele considerou que o Brasil cresceu de formas paradigmáticas, obtendo respeito do mercado internacional pela sua postura em honrar contratos, além de ter superado a escassez do Dólar, de ter estimulado o aumento da classe C (classe média), dobrado os investimentos em Educação, os quais são fatores que ajudam a consolidar o País já em 2020 como o 5º maior mercado do Mundo e o 5º também em consumo. O blogueiro também credita as mudanças estruturais que o País atravessa pelo seu potencial energético, a exemplo da camada do pré-sal, suas hidrelétricas, o ressurgimento da indústria Naval com a defesa marítima e as refinarias de petróleo.

Henrique Amorim sentenciou que o Brasil era o “País da sobremesa”, pois importava quase todos os produtos e hoje detém grandes campos de produção diversificada. Outro ponto paradigmático, segundo ele, seria os investimentos que estão sendo feitos no modal ferroviário, a exemplo da Transnordestina e hidrovias. Todos estes investimentos estruturais estão fazendo com que grandes parcelas da população estejam transitando pelo “processo civilizatório”, o que sinaliza novas tendências para o mercado consumidor nacional.

PERFIL: Paulo Henrique Amorim – Formado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, foi Editor-chefe da revista Exame nos anos de 1974 a 1976. Já nos anos 90, foi Chefe do escritório e correspondente da Rede Globo em Nova York, além de trabalhar como colaborador do programa World Reporte da Rede CNN. Autor de diversos livros, tais quais “De olho no dinheiro”, que teve sete edições. Apresentou na TV Record os programas “Edição de Noticias”, “Tudo a Ver” e “Domingo Espetacular”. Atualmente é o responsável pelo Blog “Conversa Afiada” e ministra palestras em todo o Brasil.
Reportagem/ABLOGPE
Mídia Digital: Empresário Ricardo DeMarchi, Paulo Amorim e Lissandro Nascimento em palestra no Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.