BLOG DO EDINHO SOARES: TAÇA DA COPA CHEGA AO RIO E INICIA TOUR POR TODAS AS CAPITAIS BRASILEIRAS

terça-feira, 22 de abril de 2014

TAÇA DA COPA CHEGA AO RIO E INICIA TOUR POR TODAS AS CAPITAIS BRASILEIRAS


 
A Taça da Copa do Mundo já está no Brasil. O troféu desembarcou no Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira, após uma viagem por outros 89 países, rodando mais de 150 mil quilômetros desde setembro do ano passado. O avião saiu de Los Angeles, nos Estados Unidos, fez escalas em Belize e Manaus, e permanecerá no Rio até sexta, para exibição ao público no Maracanã.

O objeto de desejo das 32 seleções que disputarão a Copa rodará as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal antes do início do Mundial (confira a programação completa no final do texto). O GloboEsporte.com acompanhou de perto a viagem da taça com uma equipe de reportagem dentro do avião por todo o giro pelo mundo.

A chegada a São Paulo acontece duas semanas antes do jogo de abertura, entre Brasil e Croácia, marcado para o dia 12 de junho, na Arena Corinthians. A capital paulista será a última cidade a receber o troféu. Campeões mundiais das cinco gerações (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) serão embaixadores da Coca-Cola, patrocinadora da Fifa e do evento, no tour pelo Brasil. No lançamento do projeto, no Rio, os representantes foram Zagallo, Amarildo, Rivellino, Bebeto e Marcos. Carlos Alberto Torres, capitão do tri em 1970, está confirmado no evento de terça no Maracanã.

De acordo com a regra estabelecida pela Fifa, apenas jogadores que foram campeões e chefes de Estado podem tocar o troféu. Responsáveis pela segurança apenas transportam a taça utilizando luvas, sem fazer contato direto.

 A volta ao mundo do objeto passou por diversos lugares marcantes. Cidades devastadas por acidentes naturais, como Porto Príncipe, no Haiti, e Rikuzentakata, no Japão, tiveram a oportunidade de exibir a taça à população. Ela ainda atravessou a fronteira entre Israel e Palestina, e recebeu a visita de pessoas ilustres, como Pelé (na França) e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Agora, é a vez dos brasileiros.
  Tour da Taça Costa Rica (Foto: Divulgação / Fifa) 
Avião exclusivo foi usado pela patrocinadora da Fifa para levar a Taça a todos os continentes (Foto: Divulgação / Fifa)
Tabela - Tour da Taça no Brasil (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.